Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente
Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientes da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configuração a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e aomesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejamento e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, deste a vizinhança local até o planeta inteiro.

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Tinta de pet a tintas coral criou linha de tintas que levam garrafa pet na composição,contribuindo para reduzir o problema do descarte inadequado do material.

1- REVERSÃO DE TENDÊNCIAS

O ambiente de mercado para as empresas vem se tornando mais complexo a cada dia.O ambiente legal está mudando de várias maneiras, o conceito de responsabilidade civil vem sendo incluído na legislação e arquivo em julgamentos;cada vez mais, as ONGs recorrem á justiça e aprendem a utilizara legislação vigente.Um número crescente de profissionais da área legal tem se especializado no tema da sustentabilidade, acumulado competência para questionar legalmente as injustiças sociais e a responsabilidade ambiental. Pesquisas de opinião no Brasil e no mundo têm atribuído à classe empresarial baixas taxas de credibilidade, em comparação com outros atores sociais.Na América Latina,representa na amostra pelo Brasil e pelo México, a confiança nas empresas é de 68%, contra 62% mídia e apenas 37% no governo.

E apontaram especificamente os direitos humanos, a redução da pobreza e o aquecimento global como três temas mais importantes que desejam ser tratados pelas empresas nas quais confiam.

Tem-se aí mais uma evidência de como a credibilidade das empresas estáestrelada ao grau de responsabilidade que assumem diante dos problemas que afligem o mundo.A conformidade legal tende a evoluir para incluir a responsabilidade moral das empresas.

Para evitar que o mercado exterior fechasse suas portas á soja brasileira, a Associação Nacional de Exportadores de Cereais e a associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais anunciaram, em julho de 2006, umamoratória de dois anos na compra da soja produzida em áreas resultantes de novos desmatamentos na Amazônia. Liderada pelo McDonald's, as grandes empresas consumidoras exigiram da indústria da soja medidas para conter o desmatamento na Amazônia e levar governança para a região. (verso caso "A voz do mercado - moratória no desmatamento da Amazônia".)

Maior passivo ambiental do estado do Rio ecertamente um dos maiores do Brasil, a Ingá é um caso típico de negócio que só se sustentou enquanto pôde operar sem fazer gestão ambiental. Quando a pressão da sociedade já não lhe permitia mais funcionar nos moldes antigos, a empresa quebrou.

A proteção de ativos, a manutenção da licença para operar e o controle adequado de questões relacionadas com responsabilidade civil compõem umaagenda de boa governança, gestão de risco e política de sustentabilidade. Mesmo a gerências de desenvolvimento sustentáveis que operem isoladamente, sem condições de atravessar o conjunto da empresa.

Até poucos anos atrás, era possível acreditar que instrumentos como ecoeficiência e responsabilidade social corporativa (RSC) seriam, por si sós, alavancas para reverter atendência de degeneração do tecido social e do ambiental. Na pratica isso não ocorreu.

Tanto o ecoeficiência quanto a RSC são instrumentos de melhoria contínua, o conceito de gestão que se popularizou mundialmente a partir dos anos 80, graças ao sucesso de sua aplicação nas empresas japonesas.

2-RECUPERAÇÃO E RECRIAÇÃO

Quando observamos, de um lado, a relação de causa e efeito...
tracking img