Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

* PRODUÇÃO MAIS LIMPA
* USO RACIONAL DA ÁGUA
* TRATAMENTO DE EFLUENTES
* CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS
* ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

“CIDADANIA E EDUCAÇÃO PARA UM PLANETA MELHOR”

A POLÍTICA AMBIENTAL NAS EMPRESAS

A atual conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais apontam a necessidadeurgente, do estabelecimento de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária.

As empresas e pessoas preocupadas com a questão ambiental ou com vistas à sustentabilidade, sabem plenamente que é por meio da educação e da formação permanente que se estabelecem as grandes e efetivas mudanças, pois levam a solução de problemas ambientais que afetam o futuro de todos, não excluindo pobres ouricos, países de primeiro mundo ou em desenvolvimento.

Mas, por que implantar a política ambiental?

Dentre os principais motivos, o predominante é a competitividade, pois hoje é impossível administrar sem uma séria e visível preocupação ambiental. O consumidor verde começa a fazer exigências e nada melhor que associar a imagem de sua empresa, ou seu produto.
A preocupação de uma empresa com oMeio Ambiente reflete a preocupação desta, com o bem estar ou a qualidade de vida de seu consumidor e nós consumidores gostamos disso. Paralelamente ao lado ambiental e de caráter predominante externo, faz-se necessário os mesmos cuidados dentro da empresa, visando os funcionários e eventuais riscos a segurança de nossos vizinhos, fornecedores, entre outros.
Um único grave acidente de trabalhoou um dano ambiental evitado compensa, em todos os pontos de vista, os esforços dispensados para a implantação dos Sistemas de Gestão.
Hoje se sabe que o ditado ”é melhor não sujar do que limpar” é a linha mestra de qualquer gerenciamento ambiental.
Agora também não faltam argumentos para envolver a empresa como um todo, ainda mais se for lembrado que todo resíduo é matéria prima comprada emal utilizada, é dinheiro jogado fora. Ações ambientais que resultam em economias significativas no custo de produção.

E quanto custa implantar a política ambiental?

Primeiramente você deve estar certo de que trata de investimento e não de custo, tendo sempre em mente as seguintes premissas:

* Cumprir a legislação é dever de todo o mundo;
* Descumprir a legislação gera multas,paralisações e prejudica a imagem da empresa;
* Poder tornar visível a preocupação ambiental da empresa rompe barreiras e abre mercados;
* Qualidade de vida no trabalho gera satisfação na equipe e aumenta a produtividade em qualquer lugar do mundo.
* Resíduo não gerado é matéria prima melhor utilizada;
Ao fazer uma avaliação ambiental inicial você pode identificar a necessidade ou não deinvestimento em sistemas e equipamentos de medição ou controle. Na maioria dos casos é aí que está a parcela mais significativa do investimento.
Outros custos relativos a consultorias, licenciamento e a própria certificação também devem ser computados. Em todo caso ao fazer as contas constata-se que é muito mais barato que qualquer ação corretiva.
Só não podemos esquecer que aresponsabilidade da implantação de um projeto ambiental é de toda a empresa, isto é, a participação de cada um é de extrema importância.
Enfim, a política ambiental é uma espécie de cartão de visita de sua empresa e deve estar disponível ao público interno e externo, equilibrando a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas, para uma melhor qualidade de vida planetária.Referências Biblográficas

Conversando sobre a ISO 14001 e a BS 8800. Salvaterra Consultoria e Engenharia. RJ
ISO 14001. Fundação Vanzolini. São Paulo

Rose Gottardo, mestre em Educação, pós-graduada em Educação Ambiental pela FSP-USP. É coordenadora e professora da pós-graduação de Educação Ambiental da Universidade Mogi das Cruzes; Coordenadora e professora do MBA de Gestão Ambiental...
tracking img