Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Fault Tree Analysis ( analisi de arvore de falhas)

Os objetivos primários de qualquer análise de confiabilidade, impacto ou segurança é reduzir a probabilidade de um incidente ocorrer. Entendendo os impactos, podemos entender o quanto estão suscetíveis aos riscos os recursos de TI e posteriormente entendendo os impactos e riscos da uma eminência de um incidente que possa provocaruma indisponibilidade e possível definir planos de disponibilidade de forma de mitigar os riscos associados e a capacidade de recuperar a qualidade do serviço indisponível ou degradado.
Fault Tree Analysis
A utilização prática da teoria da confiabilidade surgiu primeiramente na indústria aeronáutica após a primeira guerra mundial. No início da década de 60 os laboratórios Bell desenvolveram oconceito de FTA para um projeto da força aérea americana. Pouco tempo depois a Boeing utilizava extensivamente a metodologia FTA para o estudo de eliminação de falhas do sistema de trem de pouso de aeronaves. Devido aos excelentes resultados obtidos pela Boeing a metodologia FTA foi rapidamente absorvida por outros segmentos industriais (automobilística, petroquímicas, nucleares, etc).
Atualmentea metodologia FTA é reconhecida como uma das melhores ferramentas de abordagem sistêmica de falhas, sendo o seu uso amplamente utilizado para produtos complexos, tais como, aviões, alto-forno e automóveis, além de ser utilizada também para a abordagem sistêmica de problemas organizacionais das empresas.
FTA é uma ferramenta de análise de confiabilidade em que a técnica de análise de falhas podeser do tipo qualitativa ou quantitativa. Na análise qualitativa, o objetivo reside na determinação das causas básicas que levaram um evento qualquer a falhar. Para a análise quantitativa, o objetivo é determinar a probabilidade de ocorrência de falhas para o evento estudado. Os itens abaixo apresentam as principais vantagens do uso de FTA:
•Fácil visualização do problema possibilitando umconhecimento aprofundado do sistema e de sua confiabilidade;
•Excelente ferramenta para o conhecimento sistêmico de processos complexos;
•Permite a determinação de falhas de difícil detecção;
•Identifica itens que necessitam ter um alto nível de confiabilidade;
•Possibilita uma análise qualitativa ou quantitativa visando a confiabilidade de um sistema;
•Possibilita introduzir reduções de custo noequipamento ou produto sem prejudicar o atual desempenho;
•Possibilita formular planos de manutenção centrados em confiabilidade;
•Permite identificar procedimentos de manutenção com o enfoque de diminuir a probabilidade de quebra.
Uma indisponibilidade ocorre quando um evento inicial ocorre, seguido pela falha dos sistemas.
Os três tipos de falhas dos eventos básicos são propostos por Kumamoto:1.Eventos relacionados ao homem;
2.Eventos relacionados a equipamentos;
3.Eventos relacionados ao ambiente.
Um quarto tipo de falha deve ser adicionado, que são os eventos relacionados ao software, uma vez que a automação é generalizada nas indústrias atuais. Porém em eventos relacionados à falha de software têm como causa raiz o eventos relacionados ao homem (erro de codificação falta deprocedimentos de testes de stress na aplicação).
Em geral a indisponibilidade ocorre devido à falha combinada de dois ou mais eventos, que pode ser: equipamento junto com o erro humano e (ou) falta ambiental.
Algumas políticas para reduzir estes riscos são:
1.Redundância de equipamentos;
2.Inspeção e manutenção;
3.Sistema e segurança;
4.Sistema com falha segura e projeto de falha suave.
Aidentificação do relacionamento causal entre eventos relacionados ao homem, ao equipamento, e ao ambiente, que pode conduzir a um evento indesejado, é um objetivo da Análise Probabilística do Risco (APR). Uma vez que esta análise é concluída, medidas de reengenharia contribuem para a melhoria da operacionalidade segura e (ou) confiável do sistema.
A análise árvore de falhas é uma técnica dedutiva...
tracking img