Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Nome - Gelson Farias Arcos RA336563
Nome - Tibério Becaro RA 343329
Nome - Marinilde Rocha Lima RA 336209
Nome - Antônio Maria N.Araujo RA340997
Nome - Jairo Luís RA 336089

São Luís- MA
2011

Nome - Gelson Farias Arcos –RA 336563
Nome - Tibério Becaro RA 343329
Nome - Marinilde Rocha Lima RA 336209
Nome - Antônio Maria N. Araujo RA340997
Nome - Jairo Luís RA 336089

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

SãoLuís - Ma
2011
1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade

A sustentabilidade  pode ser definida segundo Brasil (2007, p.101) como “um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema”.

O desenvolvimento sustentável, que tomou forma ao final dos anos 1980, após décadas de degradaçãosocioambiental sem precedentes, foi consagrado em 1992, no Rio-92, aonde continua até hoje mal compreendido, isto significa sobrevivência, entendida como a perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. Por isso, o desenvolvimento sustentável implica planejar e executar ações, sejam elas pelos governos ou empresas, locais, nacionais ou globais – levando em conta, simultaneamente, as dimensõeseconômica, ambiental e social. A chave para a boa governança pode ser descrita dessa forma: mercado + sociedade + recursos ambientais. Não é tarefa simples, pois exige mudanças radicais, no âmbito pessoal de cada individuo. O setor empresarial moderno tem evoluído rapidamente nesse sentido, impulsionado em grande medida pelos desejos e tendências dos consumidores que cada vez mais recorrem aosvalores da cidadania, como ética, justiça e transparência, para tomarem suas decisões compra.

Planejamento ambiental

Planejamento, segundo o dicionário virtual Aurélio – Século XXI (versão 3.1), é o “processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos”, ou ainda, “trabalhode preparação para qualquer empreendimento”.
Assim, podemos então, definir o “planejamento ambiental” como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito porempresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

A Resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986, estabelece as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Na verdade, a resolução não se refere somente àavaliação dos impactos, mas a todo um conjunto de instruções que, se ordenadas e utilizadas uma terminologia mais técnica,
incorrem em um planejamento ambiental das atividades de uma organização ,ou de um projeto, de forma semelhante às normas ISO da série 14.000. Se, no planejamento de uma atividade, projeto, ou organização, for seguido o roteiro da ISO 14.001 (1996), que inclui a observânciada legislação aplicável, estaremos realizando o que a Resolução CONAMA Nº 001/86 prevê e cumprindo todos os seus requisitos.

Política Nacional de resíduos sólidos

A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos reforça o viés social da reciclagem com a participação modelo que está sendo exportado pelo Brasil para outros países em desenvolvimento. A parceria com essa força de trabalho...
tracking img