Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A água é o mais importante recurso natural do mundo e sem ela a vida não poderia existir. Contudo, apesar de todos os esforços para armazenar e diminuir seu consumo, a água está se tornando um bemescasso e sua qualidade se deteriora cada vez mais rápido (FREITAS e ALMEIDA, 1998). Mais de 97% da água do planeta é constituída pelos oceanos, mares e lagos de água salgada e a água doce, em sua maiorparte, está situada nas calotas polares e geleiras, inacessível pelos meios tecnológicos atuais. Dessa forma, as águas subterrâneas vêm se constituindo em importante alternativa para abastecimento decomunidades rurais e urbanas, tanto para uso agrícola, quanto industrial (CAPUCCI et al., 2001).
Até a década de 70, acreditava-se que as águas subterrâneas estavam naturalmente protegidas dacontaminação pelas camadas de solo e rochas. Entretanto, a partir de então, passaram a ser detectados traços da presença de contaminantes em águas subterrâneas, e diversos estudos têm sido conduzidos nosentido de avaliar a sua seguridade. Atualmente sabe-se que vários fatores podem comprometer sua qualidade. O destino final do esgoto doméstico e industrial em fossas e tanques sépticos, a disposiçãoinadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais, postos de combustíveis e de lavagem e a modernização da agricultura representam fontes de contaminação das águas subterrâneas por bactérias e víruspatogênicos, parasitas e substâncias orgânicas e inorgânicas (SILVA e ARAÚJO 2003).
A presença de microrganismos patogênicos na água, na maioria das vezes, é decorrente da poluição por fezes dehumanos e de animais e, devido ao fato de que os microrganismos patogênicos usualmente aparecem de forma intermitente e em baixo número na água, podem-se pesquisar outros grupos de microrganismos quecoexistem com os patogênicos nas fezes. Desse modo, a presença desses microrganismos na água constitui indicador de poluição fecal, principalmente originária do homem e de animais de sangue quente. Os...
tracking img