Meio ambiente x progresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Esta apresentação, visa por objetivo debater os efeitos do progresso humano nos últimos séculos, e seu subseqüente impacto na natureza. Serão apontados, todas as falhas do nosso atual sistema econômico, seus riscos a curto e a longo prazo para nosso planeta,bem como para as futuras gerações que herdarão o mesmo. Serão apresentadas propostas de melhorias, e será debatido,oralmente pelo presente grupo, as razoes pelas quais o meio ambiente deve ser a prioridade em qualquer futura expansão de nossa tecnologia e muitos outros aspectos.






















































































2 –OBJETIVOS
Este trabalho irá debater oatual desenvolvimento humano e seu impacto ao planeta, bem como apresentara diversos caminhos de escolhas, a fim de reverter o quadro que não é muito otimista ao futuro. Antes, serão apresentados e explicados alguns termos para maior entendimento do assunto.

MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.
- Osconstituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Aqui, vamos nos referir aos aspectos ecológicos do meio ambiente.

DEFINIÇÃO
- Em biologia, sobretudo na ecologia, o “Meio Ambiente” inclui todos osfatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e próprios os seres vivos que coabitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo. ( região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais.  Corresponde à menor parcela de um habitat que épossível discernir geograficamente.)
- Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio ambiente biótico. Tanto o meio ambiente abiótico quanto o biótico atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas.

HABITAT


Habitat (do latim, ele habita) é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e osfatores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada espécie. O conceito de habitat é em geral usado em referência a uma ou mais espécies no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável (por exemplo, o habitat da truta são os cursos de água bemoxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas).

MEIO AMBIENTE ABIÓTICO

- O Meio Ambiente Abiótico inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações. É constituído de muitos objetos e forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que fazem ao longo do fundodo rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de fatores ambientais abióticos constitui o que se chama de tempo.


SUA INFLUÊNCIA

- Os seres vivos e os destituídos de vida são influenciados pela chuva, geada, neve, temperatura quente ou fria,evaporação da água, humidade (quantidade de vapor de água no ar), vento e muitas outras condições do tempo. Muitas plantas e animais morrem a cada ano por causa das condições do tempo. Os seres humanos constroem casas e usam roupas para proteger-se dos climas ásperos. Estudam o tempo para aprender a controlá-lo. Outros fatores abióticos abrangem a quantidade de espaço e de certos nutrientes (substâncias...
tracking img