Meio ambiente e chuva ácida

Regina Helena Porto Francisco
Professora Dra. do IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo
e-mail: porto@iqsc.usp.br
No início domês de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que deve ser dedicado a uma melhor compreensão do meio onde vivemos e de como as ações de cada um de nós pode afetar o planeta.
Há um númeroenorme de problemas que devem ser pensados e discutidos. Vamos abordar aqui apenas um deles: o da chuva ácida, que já causou muitos danos aqui no Brasil, principalmente na Serra do Mar, na região deCubatão, no estado de São Paulo, onde a floresta foi devastada por vários motivos, inclusive por este fenômeno.
Normalmente, a chuva é fracamente ácida, com pH de 5,7 devido à presença de ácidocarbônico, H2CO3, que resulta da combinação do gás carbônico, CO2, com água, H2O. O ácido carbônico é um ácido fraco que não é prejudicial ao ambiente.
Entretanto, vários outros gases, que são produzidos eminúmeros processos químicos, ao se dissolverem na água que compõe as nuvens, formam outros ácidos, muito mais fortes e prejudiciais.
O fenômeno da chuva ácida é, principalmente, local, pois a composiçãoda chuva depende dos poluentes lançados naquele mesmo lugar. Algumas vezes, as nuvens poluídas se deslocam, regando áreas mais afastadas com sua água ácida.
Os principais agentes poluidores, típicosde regiões altamente industrializadas, são os óxidos de enxofre e nitrogênio, que, dissolvidos em água, formam os ácidos sulfúrico e nítrico.
Em ambientes quentes, como dentro de motores de carros,o oxigênio e o nitrogênio do ar se combinam, formando esses óxidos de nitrogênio. Neste ambiente de ar aquecido, forma-se monóxido de nitrogênio (NO). Este composto se combina rapidamente com ooxigênio do ar, transformando-se em dióxido de nitrogênio (NO2). O NO2 é tem bastante afinidade por água, e nela passa à forma de ácido nítrico (HNO3), um ácido forte e bastante prejudicial ao... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Meio ambiente e a chuva acida. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meio-Ambiente-e-a-Chuva-Acida/60005.html

MLA

"Meio ambiente e a chuva acida" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meio-Ambiente-e-a-Chuva-Acida/60005.html>.

MLA 7

"Meio ambiente e a chuva acida." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meio-Ambiente-e-a-Chuva-Acida/60005.html>.

CHICAGO

"Meio ambiente e a chuva acida." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Meio-Ambiente-e-a-Chuva-Acida/60005.html.