Meio ambiente e usinas eolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
105.9 lm

ENERGIA EÓLICA

DEFINIÇÃO:
Chama-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (que é o vento). É uma grande fonte de energia, renovável, limpa e disponível emtodos os lugares. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas para a geração de eletricidade,ou cata ventos, para trabalhos mecânicos como bombeamento de água.
SURGIMENTO
Como a energia hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos com as finalidades de bombeamento de água,moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica. Apenas após o século XIX, foi utilizada para geração de eletricidade, com a crise internacional do petróleo é que ouve interesse einvestimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicação de equipamentos em escala comercial. A primeira turbina eólica comercial ligada á rede elétrica pública foi instalada em 1976, naDinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo.
COMO FUNCIONA
Ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, planícies e montanhas, dasregiões equatoriais e dos pólos do planeta. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e horas do dia. A topografia e rugosidade do solo também têm influência nadistribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em certo lugar. A quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação eespaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. A avaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recursoeólico como fonte de energia.
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicos e eficientes. As hélices têm o formato de asas de...
tracking img