Meio ambiente e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE VIRTUAL II:

Questão 01:
O debate dos problemas ambientais nos diferentes meio e, em especial, nos meios de comunicação, tem levado, em muitos casos, a formação de preconceitos e a veiculação de imagens distorcidas sobre as questões relevantes relativas ao meio ambiente.
Considere os dois dilemas abaixo:








Leia as afirmativas, escolha um dos dilemas citados eanalise-o à luz do pensamento da sustentabilidade, discutido em nossas aulas (até 10 linhas).

A afirmação: “é um luxo e um despropósito defender, por exemplo, animais ameaçados de extinção, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarréia na periferia das cidades”, gera polêmica, mas, em minha opinião, são questões completamente distintas e não competem entre si. É um fato que no Brasilexistem mais de trinta milhões de crianças morrendo de fome ou de doenças tidas como banais, mas que se tornam graves quando atingem uma população carente de comida, moradia, saneamento básico, segurança, educação, atendimento médico, ou seja, de todas essas coisas que compete ao governo fornecer gratuitamente. Precisamos nos preocupar com a fome e com a miséria, mas é um fato também que precisamosnos preocupar a destruição da natureza e com os animais ameaçados de extinção, porque se o homem continuar destruindo a natureza acabará por destruir a si próprio. É uma verdadeira reação em cadeia, onde o resultado final será o desaparecimento da fauna de regiões inteiras. As conseqüências da extinção não são as mesmas para todas as raças, por esse motivo o risco tolerável também não é o mesmo. Hámuitos indícios de que as mesmas espécies marinhas e terrestres, que hoje estão se extinguindo, estão levando consigo substâncias presentes em seus corpos, que poderiam ser a solução de muitas doenças. Isto é especialmente verdadeiro para as centenas de espécies de plantas e animais desconhecidos da Amazônia, cujas populações inteiras, neste momento, estão sendo destruídas, sem ter sido sequerdescobertas e estudadas.
O problema da fome e da desnutrição é muito grave e precisa de tratamento prioritário por parte do governo e órgãos competentes, mas esse não é nosso único problema, a destruição desenfreada da nossa fauna e flora também é um fato grave e temos que lidar as duas questões. A postura correta não é defender uma coisa em detrimento de outra, elas não são excludentes. Aexistência de um problema (como a fome) não anula a existência de outro (como a extinção de espécies), tampouco justifica a nossa omissão diante de qualquer um deles.

QUESTÃO 02:
Administrando o ambiente na Mc Donald’s.
Uma população cada vez mais consciente da relação entre sal, gordura na alimentação e saúde, junto a preocupações com o Meio ambiente e uma queda no ímpeto de vendas, estão forçandoa McDonald’s a olhar de forma diferente o mercado de refeições rápidas que ela dominou durante tantos anos.
Apesar das vendas em 1990 terem passado dos 18 milhões de dólares, quase um terço desse valor veio de operações em outros países. As vendas domésticas, em contraste, estão estabilizando, e a percentagem de crescimento vem se reduzindo a oito trimestres seguidos.
Os analistas de valoressugeriram a McDonald’s vender suas ações ao invés de mantê-las, mesmo ocupando a posição 500 da Revista Fortune.
O que os críticos podem não estar vendo, entretanto, é a tradição da resiliência da McDonald’s e sua capacidade ágil de encontrar soluções para problemas difíceis. Um problema a enfrentar é o objetivo tradicional de abrir 500 unidades a cada ano, numa época em que ponto de vendas bemlocalizados estão se tornando escassos e caros. Outro problema é a crescente competição com a Pizza Hut pertencente a Pepsi e Co e a Taco Bell que oferecem menus variados.
A McDonald’s está inovando testando itens mais saudáveis no seu cardápio, especialmente retirando o hambúrguer da refeição, com planos promissores para distribuição em todo país. A McDonald’s também enfrentou criticas quanto...
tracking img