Meio ambiente e serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SEVIÇO SOCIAL

MARIA APARECIDA OLIVEIRA SOARES

projeto de intervenção

RECICLAR PARA UM AMBIENTE SAUDÁVEL

Vitória
2010

MARIA APARECIDA OLIVEIRA SOARES

PROJETO DE INTERVENÇÃO

RECICLAR PARA UM AMBIENTE SAUDÁVEL

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina: [Oficina de Formação Projeto de Intervenção].
Prof. Amanda Bózia Gonsalves

Vitória

2010

ANEXO II
Projeto de Ação
RECICLAR PARA UM AMBIENTE SAUDÁVEL
1. APRESENTAÇÃO

A Associação Beneficente Estrada de Ferro Vitória a Minas, atende exclusivamente, através de convênios com o SUS, atendendo toda a comunidade carente do Estadodo Espírito Santo. Sua sede esta situada à Rua da Estação, nº. 76, no Bairro de São Torquato, no Município de Vila Velha – ES. É uma entidade beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos de médio porte, com aproximadamente 230 funcionários. Para poder melhor atender as demandas que chegam no dia a dia, é indispensável e de suma importância a presença de um profissional de serviço social queatua diariamente atendendo pacientes e familiares visando sua promoção e proteção dos direitos do doente na sua reabilitação e cura. Suas funções são de acolher onde consiste em reunir informações susceptíveis de dar resposta às necessidades do doente e da família; detectar quais as necessidades gerais do mesmo processo designado por diagnóstico da situação; Informar sobre os Direitos e Deveres;Desenvolvimento de Competências Sociais- preparando-o para o regresso à comunidade (casa, família, contexto social) tanto quanto possível através dos seus próprios meios, promovendo uma atitude de autonomia e fomentando um comportamento responsável; Encaminhar para os diversos recursos internos e externos, referências a entidades públicas ou privadas, que podem auxiliar na resolução dos seusproblemas. Isto são algumas funções realizadas pelo serviço social.
O lixo é um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade e sabemos que a reciclagem tem ajudado e muito na melhoria não

só ambiental como também social. Cuidar do lixo para que seja reciclada essa é a
proposta do projeto “Reciclar para um ambiente saudável”, juntamente com os colaboradores eusuários do Hospital dos Ferroviários. E todos exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da instituição orientando os colaboradores e comunidade a fazer uso dos 3 Rs.(Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificarde forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida. O Projeto “Reciclar para uma ambiente Saudável”, será implantado no Hospital dos Ferroviários, localizado no bairro São Torquato, na cidade de Vila Velha, ES. eterá como público alvo, os colaboradores em geral e usuários.

2. JUSTIFICATIVA
A Associação Beneficente Estrada de Ferro Vitória a Minas, atende exclusivamente, através de convênios com o SUS, atendendo toda a comunidade carente do Estado do Espírito Santo. Sua sede esta situada à Rua da Estação, nº. 76, no Bairro de São Torquato, no Município de Vila Velha – ES. É uma entidadebeneficente e filantrópica, sem fins lucrativos de médio porte, com aproximadamente 230 funcionários, foi criada para promover gratuitamente a população carente em especial às crianças, adolescente, idosos e portadores de deficiência oferecendo assistência medica hospitalar, ambulatório medico; assistência odontológica; exames laboratoriais, etc. E para melhor atende-los não

se pode deixar de ter...
tracking img