Meio ambiente e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE PROTEÇÃO E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E DE CONVÍVIO SOCIAL

MEIO AMBIENTE – CONTEXTO ATUAL

“A Terra é nosso lar e criar um mundo sustentável para nossos filhos e para futuras gerações é tarefa de todos nós.”

Nas últimas décadas o homem investiu intensamente contra os recursos naturais numa busca frenética pelo desenvolvimento econômico, trazendo como conseqüência o crescimentodesordenado das cidades, agrotóxicos sendo utilizados de forma indiscriminada, barulho insuportável, ensaios e testes atômicos contínuos, exploração gananciosa de recursos naturais, queimadas que dizimam nossas matas e empobrecem nosso solo, dificultando a vida em seus diversos hábitats.

Meio Ambiente é tudo que está a nossa volta, tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, ou seja, tudo que compõe oPlaneta Terra:
 A atmosfera;
 A água dos rios, mares, lagos, chuva;
 O solo e subsolo;
 As montanhas, vales campos, florestas;
 As cidades, edifícios, pontes, estradas, objetos;
 Os microorganismos;
 Todos os vegetais (flora);
 Todos os animais (fauna), incluindo o homem.

Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente, definidas pelosecossistemas.


Um ecossistema é definido pela harmonia relacional entre os diversos grupos de seres vivos que dele fazem parte, bem como entre eles e o meio ambiente: o chamado equilíbrio ecológico. Este equilíbrio é bastante delicado, pois pequenas alterações podem provocar grandes efeitos.
Recentemente o homem descobriuque a Terra é um grande ecossistema e que alterações ambientais produzidas por ele resultam em alterações em todo o Planeta.
A interferência do homem no meio ambiente provoca o desequilíbrio ecológico, que tem como causa, o resultado de duas ações:
a) a ação de “retirar” do meio ambiente, tendo com conseqüência a sua degradação:
Ex: desmatamento, exploração do petróleo, exploração da madeira,do consumo de água, etc.
b) a ação de “depositar” no meio ambiente, que tem como conseqüência a poluição e o lixo:
Ex: jogar papel na rua, bituca de cigarro, latinhas de refrigerantes, alimentos etc.
A poluição ambiental agride primeiramente, a água o ar e o solo contaminando posteriormente todas as formas de vida.
A água:
¾ da superfície da Terra é coberta por água e apenas ¼ é formado porterra. De toda a água existente, 97% são salgada, 2% são doce, mas indisponível nos pólos e nas geleiras, restando apenas 1% em forma líquida. Boa parte da água doce existente está distante dos grandes centros urbanos como é o caso da Amazônia que concentra 8% de toda água doce disponível do Planeta.

A poluição de rios, oceanos, mares e lagos, ocorre pela deposição de lixos, esgotos, dejetosquímicos industriais e podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgãos ambientais internacionais afirmam que cerca de 3bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias, cerca de 1 milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano.

O solo:
O solo tem em sua composição: ar, água,matéria orgânica e mineral. Toda esta sua estrutura é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É dele que retiramos a maior parte de nossa alimentação direta ou indiretamente e se ele estiver contaminado certamente nossa saúde estará em risco.
A poluição do solo ocorre quando nele são depositados lixo, agrotóxico e outros tipos de poluentes...
tracking img