Meio ambiente, sustentabilidade

1. CONCEITO DE MEIO AMBIENTE





De acordo com José Afonso da Silva, "O ambiente integra-se, realmente, de um conjunto de elementos naturais e culturais, cuja interação constitui econdiciona o meio em que se vive. Daí por que a expressão meio ambiente se manifesta mais rica de sentido (como conexão de valores) do que a simples palavra ambiente. Esta exprime o conjunto de elementos;aquela expressa o resultado da interação desses elementos. O conceito de meio ambiente há de ser, pois, globalizante, abrangente de toda a natureza original e artificial, bem como os bens culturaiscorrelatos, compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, turístico, paisagístico e arqueológico." No mesmo sentido, a doutrina deFrancis Caballero fala da "proteção do meio físico e biológico, natural e artificial, que envolve o homem”.

O termo “meio ambiente” é considerado como sinônimo de natureza, local a ser apreciado,respeitado e preservado. No entanto é necessário estabelecer a noção que o ser humano pertence ao meio ambiente e possui vínculos naturais para sua sobrevivência.
Outra definição sobre o termo“meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia. Nesta definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acessoàs matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Existe uma terceira definição para o termo “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem às pesquisas e as ações emprol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais,considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana: casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge para...
tracking img