Meio ambiente, sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3443 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE MEIO AMBIENTE





De acordo com José Afonso da Silva, "O ambiente integra-se, realmente, de um conjunto de elementos naturais e culturais, cuja interação constitui e condiciona o meio em que se vive. Daí por que a expressão meio ambiente se manifesta mais rica de sentido (como conexão de valores) do que a simples palavra ambiente. Esta exprime o conjunto de elementos;aquela expressa o resultado da interação desses elementos. O conceito de meio ambiente há de ser, pois, globalizante, abrangente de toda a natureza original e artificial, bem como os bens culturais correlatos, compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, turístico, paisagístico e arqueológico." No mesmo sentido, a doutrina deFrancis Caballero fala da "proteção do meio físico e biológico, natural e artificial, que envolve o homem”.

O termo “meio ambiente” é considerado como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. No entanto é necessário estabelecer a noção que o ser humano pertence ao meio ambiente e possui vínculos naturais para sua sobrevivência.
Outra definição sobre o termo“meio ambiente” o coloca no significado de recursos, de gerador de matéria-prima e energia. Nesta definição, a educação ambiental trabalha a noção de consumo responsável e solidária, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Existe uma terceira definição para o termo “meio ambiente” no seu curso de problemáticas e questões, surgem às pesquisas e as ações emprol das soluções sobre as perdas e destruições que desfavorecem o equilíbrio natural de um determinado meio.
“Meio ambiente” no sentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana: casa, escola, e trabalho. O “meio ambiente” como biosfera surge paraexplicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.
O termo “meio ambiente” também pode designar um território de uso humano e de demais espécies. Toda pesquisa e educação ambiental devem considerar todos os significados sobre o termo “meio ambiente”.
De acordo com a resolução CONAMA 306:2002:“ Meio Ambiente é o conjunto decondições, leis, influencias e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”
 Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”.
Umaorganização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).
A Lei Federal n. 6.938/81, sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, define o meio ambiente em seu art. 3º, I, como sendo “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica,que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.”

A definição legal, como a doutrinária, é ampla, na medida em que considera como meio ambiente tudo o que “permite, abriga e rege a vida”.



2. SUSTENTABILIDADE
2.1 Sustentabilidade
Alguns conceitos de sustentabilidade, a seguir relacionados, são importantes para que se possa promover corretamente o uso dos recursosnaturais e o equilíbrio ecológico:
Sustentabilidade Ambiental: refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das interferências antrópicas.
Sustentabilidade Ecológica: Refere-se à base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques de capital...
tracking img