Meio ambiente no sul de minas gerais e sua influência no setor hoteleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente no sul de Minas Gerais e sua influência no setor hoteleiro

A gestão ambiental está diretamente ligada ao desenvolvimento do turismo, tendo em vista que ele tem como atrações elementos históricos, culturais, comerciais e naturais existentes no polo receptor.
Entretanto, o desenvolvimento do turismo exerce nas cidades grande atratividade e pode provocar um excesso de demanda e aexpansão da oferta, agredindo e descaracterizando o meio ambiente.
Algumas organizações associadas ao turismo já estão tomando iniciativas relacionadas à preservação ambiental, impulsionadas pela certeza de que um ambiente ecologicamente equilibrado e preservado fortalece as bases da atividade turística.
O segmento hoteleiro, em particular, sofre cada vez mais pressões no que se refere àdemonstração de um bom desempenho em relação às questões ambientais. Os hóspedes já começam a exigir dos hotéis um novo tipo de requisito que não está apenas atrelado à qualidade dos serviços diretamente prestados, mas, fundamentalmente, associado à implementação da estrutura de gestão ambiental, ou seja, à qualidade ambiental.
Em 2002 a ABIH, assumiu a responsabilidade para fomentar a gestão ambientalnos meios de hospedagem, uma vez que há interação deste subsistema com fornecedores, hóspedes, funcionários, comunidade e também com outros subsistemas de distribuição tais como as agências e operadoras turísticas. A partir deste enfoque surge o Programa “Hóspedes da Natureza”, um programa de Responsabilidade Ambiental que tem como objetivo conscientizar os dirigentes do setor empresarial quanto àconservação do meio ambiente, em razão do aumento populacional, da degradação ambiental e da concorrência do mercado. Coadunando com a inclusão de ações ambientais nos estabelecimentos hoteleiros o Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR incorporou conceitos de responsabilidade ambiental na matriz de classificação hoteleira do Brasil como um dos requisitos para a concessão de estrelas. Existeainda o Programa de Certificação em Turismo Sustentável – PCTS6, coordenado pelo Instituto de Hospitalidade (IH) com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, da Agência de Promoção das Exportações – APEX Brasil e do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável - CBTS, além das iniciativas das grandes cadeias hoteleiras, Accor, Meliá, Marriot, entre outros, que criaram programasambientais próprios.
As informações coletadas constataram que poucas empresas hoteleiras possuem sistema formal de gerenciamento ambiental e que as estratégias de minimização de impactos ambientais quando implementadas destacam ações reativas. A conscientização sobre a importância dispensada pelos hotéis à gestão ambiental no que tange a adoção de ações preventivas ainda é tímida, até porque a grandemaioria dos profissionais da hotelaria não considera a variável ambiental um efetivo elemento de diferenciação bem como não percebem a existência de impactos advindos da atividade hoteleira. Entretanto destacam a dificuldade relativa à utilização de produtos e embalagens que não podem ser reciclados.
A maioria sabe da importância do gerenciamento ambiental, porém não desenvolve processosintegrados ao meio ambiente.
Destacam como fator limitante à questão ambiental na empresa, o alto custo para a implementação de processos alternativos e ausência de mão de obra específica qualificada como forma de conquistar maior eficiência nos processos e conscientização ambiental.
A maioria entende que o aspecto fundamental está em economizar recursos e diminuir custos.
Com relação especificamentese os funcionários são incentivados a reduzir, reutilizar ou reciclar através de treinamentos ou qualquer outro método, cabe mencionar que a garantia da satisfação dos hóspedes está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais, bem como da melhoria da qualidade de gerenciamento das organizações hoteleiras, onde os clientes internos necessitam estar preparados...
tracking img