Meio ambiente nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES
O MEIO AMBIENTE: É o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Compõe-se de fatores bióticos (com vida) e abióticos (sem vida). Portanto, uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo respeitá-lo, agir como não-poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes, como porexemplo, a ISO 14001. Mas infelizmente, muitas organizações que possuem atividades danosas ao meio ambiente e sofrem restrições no seu país de origem, mudam sua produção para outro país onde não há impedimento ou lei específica que cerceie sua atividade.
A POLUIÇÃO CAUSADA PELAS ORGANIZAÇÕES: Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Este equilíbrio é quebrado quandoo homem lança na natureza resíduos superiores à capacidade de absorção do meio ambiente, prejudicando a vida das espécies, causando a poluição, que tanto pode alterar a água, o solo e o ar. Uma organização ambientalmente responsável deve se preocupar não só com a poluição gerada por ela própria, mas também pela gerada por seus parceiros e produtos, pois o custo de recuperar o meio ambiente (quandoé possível) é muito maior que o de preservá-lo.
IMPACTOS AMBIENTAIS: A Revolução Industrial, nos séc. XVII e XIX foi o limiar dos impactos ambientais causados pelo homem à natureza, pois passaram a crescer em ritmo acelerado, chegando a provocar desequilíbrio em escala global. Os grandes desmatamentos têm destruído a biodiversidade, trazendo diminuição ou, muitas vezes, a extinção de espéciesvegetais e animais. Também o crescimento das cidades, onde se consome muita matéria e energia, gerando subprodutos que não sendo reciclados, vão se acumulando no ar, no solo e nas águas, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente. Têm-se nas grandes cidades a poluição atmosférica, onde é lançada no ar uma enorme quantidade de gases e materiais particulados nocivos à saúde e que causamgrandes impactos ambientais, como por exemplo, a destruição da camada de ozônio.
ÁGUA: Apesar de três quartos da superfície da terra ser cobertos por ela, o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água, pois um dos principais problemas surgidos neste século é a crescente contaminação da água, trazendo graves riscos à sobrevivência dos organismos.
MEDIDAS DE MITIGAÇÃO AMBIENTAL:São medidas traçadas para reduzir os efeitos indesejáveis de uma determinada ação sobre o meio ambiente, sendo dirigida a dois alvos: Impactos sérios e impactos fáceis.
CRÉDITO DE CARBONO: Às indústrias poluentes, são estabelecidas metas para a redução de suas emissões de gases de efeito estufa. Quando a empresa alcança a meta de redução, recebe um bônus, cotado em dólares. Mas quando nãoalcança a meta, tem de comprar bônus de outras empresas mais bem-sucedidas.
A QUESTÃO DA ÉTICA E DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
ÉTICA EMPRESARIAL: Surgiu da necessidade de se estabelecer normas e regras de condutas. São infrações de natureza ética: Mentiras, furtos, assédio sexual e moral.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA: Enquanto a ética tem a ver com a conduta de indivíduos, a responsabilidade socialconsiste na obrigação da empresa de proporcionar o máximo positivo aos stakeholders, enquanto diminui os impactos negativos. A empresa deve criar uma cultura, que consiste num conjunto de valores, convicções, metas, normas e maneiras de resolver problemas entre os funcionários. Quando uma empresa adere à ética e a responsabilidade social, aumenta sua eficiência nas operações cotidianas, a tomada dedecisão torna-se mais eficiente e eficaz, aumenta a fidelidade dos clientes e melhora também o desempenho financeiro e a empresa estabelece um clima de confiança e equidade que é reconhecido por todos.
ASSÉDIO MORAL: É toda e qualquer exposição de funcionários a situações humilhantes e constrangedoras, que ocorrem durante o exercício funcional. Caracteriza-se como assédio moral: Rigor...
tracking img