Meio ambiente: fator condicionante da qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
2° UNIDADE – 4° SEMESTRE – TURNO: NOTURNO – PERÍODO 2012.2
PROFESSOR: JOSELITO SANTOS

DANADONE TEIXEIRA LIMA
EZEQUIAS DA SILVA




MEIO AMBIENTE: FATOR CONDICIONANTE DA QUALIDADE DE VIDA

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIAOUTUBRO DE 2012






DANADONE TEIXEIRA LIMA
EZEQUIAS DA SILVA



MEIO AMBIENTE: FATOR CONDICIONANTE DA QUALIDADE DE VIDA





Trabalho apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Independente do Nordeste, sob a orientação do professor Joselito Santos, como requisito para a obtenção de nota avaliativa da IIUnidade da respectiva disciplina.

Orientador: Prof. Joselito Santos













VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
OUTUBRO DE 2012

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ........................................................................................4
2.1 MEIO AMBIENTE.............................................................................................................4
2.2 MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.............................................................73 CONCLUSÃO........................................................................................................................9 4 REFERÊNCIAS..................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista que a qualidade de vida engloba um conjunto de fatores que influenciam nas condições devida, condicionando uma melhor vivência ou não, e que tais fatores fazem parte de um espaço especifico, no qual os seres humanos constroem sua dinâmica e suas relações, denominado de meio ambiente, percebe-se que a qualidade de vida está estritamente relacionada à preservação e respeito ao meio ambiente.
Em 1974, a Organização Mundial da Saúde, objetivando sistematizar o conhecimento, definiuqualidade de vida como: “A percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Ademais, Roeder (2003) enfatiza ainda que a qualidade de vida está influenciada pelo ambiente, e este engloba relações sociais, culturais, biológicas, ecológicas etc., formando, assim, um contextocom o ser humano. Entende-se, assim, que estar de bem com a vida e dispor de saúde física e mental, não dispensa a necessidade de um ambiente que favoreça ainda mais a melhoria da qualidade de vida.
Entretanto, diante das constantes agressões que o meio ambiente vem sofrendo, é necessário mais do que uma educação informativa sobre este, torna-se indispensável, assim, uma educação formativa, queindique condutas e posturas corretas a respeito da preservação e proteção do meio circundante.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 MEIO AMBIENTE

Antes de entender a relação do meio ambiente com a qualidade de vida, é válido conhecer o conceito daquele. Zabalza (1991) conceitua como sendo o “conjunto de elementos biofísicos, socioeconômicos e culturais que integram criando um espaço específico noqual os homens constroem a dinâmica de sua vida”.
No inicio dos tempos, o homem já demonstrava certa consciência dessa importância da natureza em sua vida, tendo habitado nela, por muito tempo em perfeita harmonia, sem alterar o equilíbrio natural.
Entretanto, no século XVIII, com o início da Revolução Industrial, a convivência do ser humano com o meio ambiente, deixou de ser tão harmoniosa,...
tracking img