Megalev

710 palavras 3 páginas
LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

Este plano de ação tem por objetivo mostra a linha de pesquisa de Controle e automação na área de sistemas de energia. 1. JUSTIFICATIVA A suspensão estável de uma esfera metálica de um eletroímã tem sido utilizada como uma ferramenta educacional por muitas décadas. Serve para demonstrar a teoria do eletromagnetismo, teoria de controle e outros. A lógica fuzzy pode ser aplicada para o controle do sistema. O sistema será uma ilustração poderosa de aplicações associadas, como a levitação magnética. Com o uso do dispositivo pode ser utilizado para aplicação do eletromagnetismo em áreas científicas e tecnológicas, como por exemplo, trens que se movimentam baseados nas teorias físicas da “levitação magnética”, ou seja, são chamados de “Maglev” devido ao seu princípio de funcionamento e hoje em dia já se encontram no Japão e na Alemanha, onde eles se deslocam sem contato com os trilhos, isso tudo é devido a repulsão existente entre seus ímãs supercondutores e o campo magnético induzido em eletroímãs nos trilhos. Em virtude de levitarem sobre os trilhos, estes trens podem adquirir grandes velocidades em função da minimização dos efeitos do atrito.

2. OBJETIVO

O dispositivo será baseado com a utilização de um transformador para ilustrar a “levitação magnética” gerada pela indução da corrente elétrica de um condutor metálico em forma de anel, inserido como secundário no transformador. Então o anel comporta-se como um dipolo magnético devido a corrente estar induzida, sendo repelido pelo campo magnético gerado pela corrente que circula no enrolamento primário do transformador. Deste modo, a força de repulsão faz com que o anel possa "levitar".

3. METODOLOGIA Através da revisão bibliográfica o projeto será aplicado principalmente à teoria de controle. O sistema de suspensão magnética é um sistema instável não-linear. Descreve a linearização da planta (a bobina / esfera), analisando as perturbações

Relacionados