Meg - primeiros passos para a excelência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 05
GRUPOS/EQUIPES/LIDERANÇA

Jaraguá do Sul, junho de 2011.
GRUPOS/EQUIPES/LIDERANÇA

Nos dias atuais ninguém sobrevive sozinho ou isolado das pessoas, por isso, pode-se dizer que os grupos são de fundamental importância na vida do ser humano, tanto no grupo familiar como dentro das empresas em que trabalham. Existem dois tipos de grupos:
• Grupo de indivíduos, que sãomeramente pessoas reunidas em um determinado espaço, com um mesmo propósito, como por exemplo, um grupo de pessoas viajando para são Paulo dentro de um ônibus.
• Grupo psicológico, composto por duas ou mais pessoas, que também pode ser chamado de equipe, com interação face a face, cada um consciente de sua participação no grupo e dos outros participantes, no esforço para alcançar um determinadoobjetivo.

Na medida em que as empresas vão crescendo, a necessidade de aumentar, diversificar e qualificar os seus grupos de funcionários também vai aumentando conforme a demanda.

Segundo Mohrman propõe uma lista de vantagens de tarefas realizadas em grupo:
• Permite que as organizações desenvolvam e entreguem produtos e serviços com maior rapidez e com menor custo, mantendo aqualidade.
• Permite que as organizações aprendam e retenham o conhecimento de uma forma mais eficaz.
• O tempo de produção pode ser reduzido, caso o trabalho gerado simultaneamente pelos indivíduos possa ser produzido pelos grupos.
• A organização baseada em grupos promove a inovação em função da integração interfuncional e troca de idéias.
• Os grupos podem lidar melhor do que osindivíduos, com o crescente volume de informações com que se defrontam as organizações.

Segundo Warren Bennis, um dos autores atuais mais conceituados no campo de “liderança organizacional” diz que, em uma sociedade globalizada, em que a informação é o mais importante, a colaboração não é somente desejável, mas praticamente inevitável. Uma pessoa sozinha é mais difícil alcançar a grandeza do que umgrupo de pessoas pensando juntas.

A idéia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenhaobjetivos comuns.

A verdade é que não é tão simples quanto parece, montar equipes e transforma-las em grupos de trabalhos eficientes, vencedoras e que dêem resultados satisfatórios. Quando se fala em equipe é o somatório de forças, mas também vem a parte de que são compostas por pessoas dotadas de sentimento individuais, expectativas únicas, crenças, valores e identidade que cada um vaiformando no decorrer da vida. Tornando-se pessoas complicadas, difíceis de lidar e até mesmo de satisfazê-las.

Toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Este líder deve ter características técnicas e comportamentais como: carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. Seu papel dentro de uma corporação é de máximaimportância, porque é através dele que deve vir a motivação para a conquista e conseguir transmiti-las para seus colaboradores.

Para que a união possa dar certo é necessário que os componentes destas equipes, resgatem seus valores como: união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Este resgate é fundamental, porque a sociedade hoje em dia está cada vez maisindividualista.

Com o trabalho em conjunto, as pessoas desenvolvem seu espírito de cooperação e é dele que nasce o mais nobre dos sentimentos, o afeto. A verdadeira equipe faz renascer a humildade de cada colaborador, treina intensivamente o reconhecimento, incentiva, zela pela paz e aposta no respeito e na transparência. São pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Vibram...
tracking img