Medo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL É O SEU MAIOR MEDO?
Gênesis 21.8-21
Propósito Geral: Consolador.

Tema Específico: A superação do medo.

Afirmação Teológica: Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta:
SOMENTE JESUS NOS FAZ VENCER OS NOSSOS MAIORES MEDOS.
- Qual era o maior medo de Agar? Que seu filho morresse!
- E como o Anjo do Senhor (Jesus) a fez vencer seu maior medo?
  Comalgumas PROVIDÊNCIAS divinas:

1. DEU-LHE UMA CONFIÁVEL PALAVRA DE ENCORAJAMENTO
    Agar foi usada e, depois que não tinha mais serventia, foi jogada fora, lançada no deserto com uma mão na frente e outra atrás, à pão e água. A água acabou e ela deixou seu filho debaixo de um arbusto e se afastou para não vê-lo morrer de sede.
    Que palavras poderiam encorajá-la, em meio a tanto sofrimento físico e emocional?
   Somente a Palavra de Deus.
    - Qual foi a palavra de encorajamento? Não temas!
    - E, porque é confiável?: Por que foi Deus quem ouviu o choro da criança.

     Palavras de encorajamento só produzem efeito quando são confiáveis; quando são de Deus.

2. SUPRIU-A DE FORÇAS PARA SE LEVANTAR E PARA LEVANTAR SEU FILHO
   "Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão."

3. ABRIU-LHE OS OLHOSPARA OS RECURSOS QUE ESTAVAM À SUA VOLTA
   "Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz."

    Quantas vezes a solução para uma crise está bem à nossa volta e não percebemos, não é mesmo?
    Mas, graças a Deus que Jesus abre os nossos olhos. 

4. ACOMPANHOU O DESENVOLVIMENTO E ABENÇOOU SEU FILHO
   "Deus estava com orapaz, que cresceu..."

Conclusão:
Somente Jesus nos faz vencer os nossos maiores medos, pois somente Ele pode nos dar confiáveis palavras de encorajamento, nos suprir de força para nos levantarmos (e para levantarmos os nossos entes queridos) e abrir os nossos olhos para vermos os recursos que estão à nossa volta (que nos ajudarão a passar os momentos difíceis).

Pergunta: "O que a Bíblia dizsobre o medo?"

Resposta: A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo. Na verdade, ela menciona dois tipos de medo. O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O segundo tipo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temorrespeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo dEle e dos Seus atributos.

Temor de Deus traz consigo muitas bençãos e benefícios. Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimentotodos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre”. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.

Além disso, Provérbios 19:23 diz: “O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficarásatisfeito, e mal nenhum o visitará”. Novamente em Provérbios 14:27: “O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte”. Provérbios 14:26 afirma: “No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio”. Nesses versículos podemos ver que o temor de Deus fornece vida, segurança aos filhos, proteção do maligno, confiança e satisfação. Desses versículos podemos ver como o temor de Deus deve ser encorajado. No entanto, o segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom e deve ser desencorajado e superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1:7, onde diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus....
tracking img