Medo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDO SOCIAL
O debate iniciou-se com a tela do expressionismo “O Grito” de Edvard Munch (1983). A imagem angustiosa e desesperada de Munch representa um paradigma da solidão e da incomunicação. Essa face influenciou a máscara do filme “Pânico”.
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tantofisicamente como psicologicamente. É vinculado ao estresse, a adrenalina e o cortisol. O medo ocorre em locais estranhos, desorientadores, longe dos objetos e figuras que dão apoio.
O medo social é o medo construído socialmente que afeta a coletividade. É capaz de agregar elementos negativos aquilo que denominamos estereótipo turístico, temos algumas cidades que representam em seu estereótipo turísticoelementos que propiciam o medo social e efeitos negativos ao turismo receptivo.
O medo social é um dos principais influenciadores do turismo. Quando um local apresenta o fator medo incluso, seu grau de atratividade diminui. Os elementos do medo social são guerras, revoltas sociais, motins, catástrofes naturais, pestilências, instabilidade política, atentados terroristas e locais onde hácriminalidade e violência. Exemplos com o Rio de Janeiro, países como o Afeganistão, Iraque e países da África que passam por revoltas sociais como Uganda, recentemente Moçambique, o Japão, entre outros.
Focando no exemplo brasileiro, o Rio de Janeiro é a 28ª maior cidade do mundo, 38ª lugar mais visitado, porém existem graves problemas com violência. Em 2008 ocorreu uma epidemia de dengue na cidade oque causou 30% de cancelamentos. Todo verão ocorrem enchentes, alagamentos, deslizamentos e, consequentemente, mortes. Para agravar ainda mais a situação, em 2010 alguns traficantes invadiram um hotel em São Conrado, trocaram tiros com policiais e fizeram algumas pessoas de reféns.
Finalizando, a violência e a criminalidade estão muito presentes na imagem orgânica, ou seja, construídas através deinstrumentos “não-controláveis” por meio do marketing da cidade do Rio de Janeiro.

TURISMO INTERCLUBES

O turismo interclubes relaciona-se com o futebol e, as visitas a estádios. Alguns exemplos de estádios muito visitados são o La Bombonera (Boca Juniors) na Argentina; o Santiago Bernabéu (Real Madri) na Espanha que é tão visitado quanto o Museu do Prado; o Old Trafford (Manchester United)na Inglaterra; o Estádio da Luz (Benfica); o San Siro (Milan), entre outros.
No Brasil existem mais de 800 estádios (por volta de 866), só na Bahia existem 165, no Rio de Janeiro 32, São Paulo possui 106 estádios e no Rio Grande do Sul 112. Porém, existem apenas 5 estádios abertos a visitação (Morumbi, Palestra Itália e Pacaembu em São Paulo; o Maracanã no Rio de Janeiro; Mineirão em MinasGerais).
O Morumbi foi o percursor da atividade, porém as visitas são gratuitas e não profissionais. O Palestra Itália foi o 2° no Brasil, a atividade é profissional, as visitas tem o custo de R$ 10,00 e são realizadas com alunos de Turismo e Hotelaria. Depois o Maracanã iniciou a visitação, o custo é de R$ 20,00 e alunos de Turismo são os responsáveis pela visitação, a atividade é muito profissional.Em seguida o Morumbi introduziu o Museu do Futebol, agregando valor e atratividade à visitação, possui um nível internacional. E o Mineirão é um projeto que está sendo implantado.
Mesmo nos estádios que existe a visitação, as condições são muito inferiores e pouco atrativos quando comparados com os estádios internacionais. É necessário que haja uma reestruturação com a finalidade de explorar essepotencial turístico que possuímos e agregar valores ao produto turismo interclubes.
É importante ressaltar que o turismo interclubes não se baseia somente na estrutura física dos estádios. Existem mais de 400 manifestações musicais, mais de 600 livros, 5 revistas especializadas, mais de 200 telas, 80 esculturas 12 coletâneas de fotografias, 16 canais televisivos, 14 estações de radio, 13...
tracking img