Medição emmpediatria

2573 palavras 11 páginas
Medicação em Pediatria

Salvador
Julho de 2012

Trabalho Apresentado por aluna do curso Técnico em Enfermagem do , exercendo estágio no Hospital , supervisionada por

Medicação em Pediatria

Sumario

1. Medicação na Pediatria.........................................................04
2. Principais medicações e Como são diluídas...........................05
3. Complicações na Pediatria......................................................06
4. Solucortef...............................................................................07
5. Bibliografia..............................................................................09

1. Medicações na pediatria.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define uso racional de medicamentos quando o paciente recebe algum fármaco apropriado para sua situação clínica em doses adequadas e as suas necessidades particulares, por período de tempo necessário e com baixo custo para ele e para sua comunidade (SOUZA et al., 2010). Compreende desde a prescrição até o momento da dispensação. O acompanhamento farmacoterapêutico favorece a administração adequada dos medicamentos promovendo assim o uso racional e obtendo melhor resultado terapêutico ( ALZENSTEIN, 2010).

A automedicação pode ser entendida como a iniciativa de utilizar medicamentos, sem consulta a um profissional habilitado, baseando-se na crença de que estes lhe trarão benefícios promovendo a cura ou alívio sintomático (PFAFFENBACH, 2010). Esta prática ocasiona danos à saúde como o aparecimento de efeitos indesejáveis, agravantes que podem mascarar patologias e até mesmo possíveis intoxicações (BECKHAUSER et al., 2010).

A infância é a faixa etária onde há os maiores riscos de erros de medicação, e os efeitos são mais graves do que em adultos, visto

Relacionados