Medindo a temperatura do sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Temperatura do Sol
Marllon Camilo Sluzala
Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave: Temperatura, Sol, radiação solar

Resumo


Existem várias maneiras de medirmos temperatura, mas como medir a do Sol. Da mesma maneira é a resposta. O Sol é praticamente composto por gases, e sua temperatura chega a 6000ºC. Uma maneira mostrada no projeto de verificar atemperatura solar é fazendo um experimento simples com algumas ferramentas de fácil alcance. Com apenas uma lata de refrigerante, água e um termômetro, e é claro com a ajuda da radiação solar, conseguimos valores aproximados do valor procurado. Este projeto requer um breve conhecimento na área da física e matemática, podendo ser passado para alunos de ensino médio e pessoas comuns que tenham oobjetivo da aprendizagem.


Abstract


There are several ways of measuring temperature, but how to measure the same way the sun is the answer. The sun is practically composed of gas and its temperature reaches 6000 ° C. A way shown on the project to check the temperature solar is doing an experiment with a few simple tools within easy reach. With just one can of soda, water and athermometer, and of course with the help of solar radiation, we can approximate values of the amount sought. This project requires a brief knowledge in physics and mathematics, and can be passed on to high school students and ordinary people who have the goal of learning.


1-Introdução

Você sabia que, na superfície, a temperatura do Sol chega a 6000 graus Celsius? Como vocêacha que chegaram a essa conclusão? Seria meio difícil chegar lá e aplicar o termômetro: antes de chegar lá já viraria churrasquinho. Então como os caras (cientistas) sabem disso?
Para se ter uma idéia, o sol é contém 98% da massa total do sistema solar. Em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C.Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem. A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentosbrilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.
A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatroprótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7 por cento menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Solleva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo cinco milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.
[pic]
Figura 1


A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que asproeminências aparecem. Proeminências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se estende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais.
|Estatísticas do Sol |
|...
tracking img