Medidores de vazao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso tem como foco ensinar sobre a medição de vazão, este tema aqui apresentado foi escolhido por ter grande importância nas indústrias, e pela variável vazão ser uma das mais medidas e controladas entre as variáveis como é o caso da temperatura e da pressão. O trabalho além de apresentar uma breve explicação sobre vazão, sua importância,seus medidores e a escolha correta para o medidor tem como foco principal ensinar sobre os medidores de vazão para gases.
Medidores que são facilmente encontrados nas indústrias tais como: medidor tipo vórtex, de vazão mássica, tipo turbina, rotâmetro, tubo de pitot e o baseado em placa de orifício.
Estes aqui citados são os mais usados para realizar a medição de gases dediversas funções dentro e fora das indústrias para medir gases. Outro objetivo é buscar sempre identificar qual a principal função do produto e as vantagens de usar certo medidor. Tais assuntos também serão explicados, pois é de grande valor ter um conhecimento geral do assunto. Além destes os gases mais utilizados também estão citados no trabalho, sendo que não basta ter conhecimento de seus medidoresse não se saber o que será medido.
Como o tema escolhido vazão e medidores de vazão é algo muito abrangente, tais como existem inúmeros modelos, e tipos de medição, nossa delimitação e também justificativa foi apresentar especificadamente sobre os medidores de gases, acreditamos que essa área da vazão com o passar dos anos cresceu muito e existem diversas aplicações que serão citadas noproceder do trabalho.
Todos os assuntos abordados no desenvolvimento foram representados de forma simples e prática para que os leitores tenham o conhecimento necessário sobre o tema. O objetivo específico foi fazer um trabalho para o entendimento de todos apresentando os assuntos em uma ordem considerável em que assim mesmo um leigo no assunto aprenda o que aqui está escrito.Sua importância será destacar métodos diferentes de utilizar medidores de vazão em gases e juntamente explicar sua importância, funções, aplicações, importância e curiosidades sobre os diferentes tipos de medidores.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O QUE É MEDIDOR DE VAZÃO

A medição de vazão de fluídos esteve presente por muitos anos na idade moderna. Hoje em dia podemos observá-la nonosso próprio meio, exemplos simples disso é ver o marcador da bomba de combustível de seu veículo, e o hidrômetro de sua residência que é controlada por uma bomba.
Ao longo da história muitos nomes importantes apareceram com o passar dos anos, com o surgimento da vazão não foi nada diferente. Leonardo da Vinci pode ser citado como o primeiro nome, em 1502, ele observou que a quantidadede água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação entre outros. Ao longo da história o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.
Atualmente existem vários tipos de medidores de vazão, o que vaidiferenciar qual deve ser usado é o fluído, que pode ser líquido ou gás, das características de precisão e confiabilidade desejadas e de outros diversos fatores.
O conceito para entender de uma maneira simples e clara o que é um medidor de vazão, é concluir que medidores de vazão são todos os dispositivos que permitem, de forma indireta, determinar o volume de fluído que passa através deuma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Seu princípio de funcionamento pode ser dividido em três partes principais: pesagem, efeito da força de arrasto e equação da energia.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE E MEDIÇÃO DA VAZÃO

A medição de vazão é considerada uma das variáveis mais medidas na indústria, isso devido à sua importância em obter os dados de vazão que foram...
tracking img