Medidores de pressão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução.

A medição de uma variável de processo é feita, sempre, baseada em princípios físicos ou químicos e nas modificações que sofrem as matérias quando sujeitas às alterações impostas por essa variável. A medição da variável pressão pode ser realizada baseada em vários princípios, cuja escolha está sempre associada às condições da aplicação
Alguns dos objetivos da mediçãoe controle da pressão são a proteção de equipamentos, de pessoal, a medição de outra variável, o controle do processo para a obtenção do produto dentro das especificações exigidas dentre outros.
Uma diversidade de sensores e transdutores de pressão está disponível comercialmente, onde devem ser considerados alguns critérios técnicos antes da escolha de um dispositivo para medição depressão.
O primeiro ponto a esclarecer é qual o tipo da pressão a ser medida, se absoluta, manométrica ou relativa, onde pressão absoluta é a soma da pressão relativa e atmosférica, manométrica é a pressão medida em relação à pressão atmosférica tomada como unidade de referência, e relativa é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. Depois os valores de máximo e mínimo dafaixa, a largura da faixa e finalmente o grau de precisão. A escolha do mecanismo básico de medição da pressão depende da aplicação do sistema – indicação local, indicação remota, controle, alarme, proteção.

1.1-Composição dos Medidores de Pressão.

Os medidores de pressão de um modo geral podem ser divididos em três partes, sendo fabricado pela associação destas partes ou mesmo incorporadoa conversores e ai recebendo o nome de transmissores de pressão. As três partes são:

Elemento de recepção: Aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força (ex: bourdon, fole, diafragma).
Elemento de transferência: Aquele que amplia o deslocamento ou a força do elemento de recepção ou que transforma o mesmo em um sinal único de transmissão do tipoelétrica ou pneumática, que é enviada ao elemento de indicação (ex: links mecânicos, relé piloto, amplificadores operacionais).
Elemento de indicação: Aquele que recebe o sinal do elemento de transferência e indica ou registra a pressão medida (ex: ponteiros, displays).

2-Principais Tipos de Medidores.

2.1-Manômetros.

São dispositivos utilizados para indicação local de pressão eem geral divididos em duas partes principais: o manômetro de líquidos, que utiliza um líquido como meio para se medir a pressão, e o manômetro tipo elástico que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão.
O Instituto Nacional Americano de Padronização (ANSI) classifica os manômetros em sete classes de precisão:
• O manômetro mais preciso, classe ANSI4A tem precisão de ±0,1% do fundo de escala. Eles tem diâmetro de 12” ou 16”. Eles necessariamente devem ter grande tamanho físico, para possibilitar a leitura de 0,1%. É chamado de Manômetro de Precisão de Laboratório.

• O manômetro com classe 3A é calibrado para uma precisão de ±0,25% do fundo de escala. Ele tem diâmetro de 6". É chamado de Manômetro de Teste.

• O manômetro comclasse 2A, com precisão de ±0,5% do fundo de escala, também com diâmetro de 4 1/2" é chamado de Manômetro de Processo. É usado para a medição contínua do processo.

• Outros manômetros, com classes A, B, C e D, tem precisões respectivas de ±1%, ±2%, 3-4% e 5% do fundo de escala.

2.1.1-Manômetro de Líquido.

Os manômetros de líquido foram largamente utilizados na medição de pressão,nível e vazão nos primórdios da instrumentação. Hoje, com o advento de outras tecnologias que permitem leituras remotas, a aplicação destes instrumentos na área industrial se limite a locais ou processos cujos valores medidos não são cruciais no resultado do processo, ou a locais cuja distância da sala de controle inviabiliza a instalação de outro tipo de instrumento.
Porém, é nos...
tracking img