Medidas e tratamento de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA





Laudiane Oliveira









Experimento 1: Medidas e Tratamento de Dados













Manaus
2012
Laudiane Oliveira










Experimento 1: Medidas e Tratamento de Dados
[pic]








Manaus
2012
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 4
1. MEDIDAS E TRATAMENTODE DADOS 6
1.1. ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS 6
1.2. PRECISÃO E EXATIDÃO 8
2. MATERIAIS 9
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 9
A - Medidas de Massa 9
B – Medidas de Volume 10
C – Medidas de Temperatura 10
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
4.1. PRÉ-LABORATÓRIO 11
4.2. QUESTIONÁRIO 13
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRAFIA 16







INTRODUÇÃO


Quantificar e mensurar formas e conceitos sãoessenciais em todas as ciências. Nas ciências físicas, as propriedades mais utilizadas e medidas diretamente são comprimento, massa, tempo e temperatura. Outras propriedades da matéria como volume, densidade ou velocidade são quocientes ou produtos destas propriedades fundamentais. Neste relatório contém os resultados da aula prática de “Medidas e Tratamento de Dados”.
OBJETIVO




No final destaexperiência o aluno deverá ser capaz de:

✓ Ler e usar corretamente termômetros, balanças, provetas e pipetas;
✓ Utilizar algarismos significativos;
✓ Distinguir os significativos de “precisão e exatidão”.

1. MEDIDAS E TRATAMENTO DE DADOS


O sistema SI (Sistema Internacional de Unidades), que é o antigo sistema métrico expandido, é um sistema decimal no qual os prefixosutilizados indicam frações e múltiplos de dez.
Os mais comuns em química são:
[pic]

Tabela 1. Sistema Decimal - SI (Sistema Internacional de Medidas)


1.1. ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Um número de pessoas numa sala de aula e uma dúzia de ovos são números exatos. Não há dúvidas quanto ao número de pessoas numa sala de aula. E uma dúzia de ovos são exatamente doze. Por outro lado, osnúmeros obtidos numa medida não são exatos.
De acordo com a medida da temperatura indicada no termômetro da Figura 1A, você poderia escrever 25,6 ou 25,7º C. Na tentativa de medir com precisão até uma casa depois da vírgula, é necessário fazer-se uma estimativa do último algarismo. Existe a certeza de que a temperatura é maior do que 25º C e menor do que 26º C, mas o último algarismo é duvidoso. Ovalor da temperatura medida com esse termômetro possui 3 algarismos significativos. E é incorreto acrescentar um quarto algarismo, como em 25,63, pois se o algarismo 6 já é duvidoso, não faz sentido o acréscimo do algarismo 3.
Com um termômetro mais preciso, uma medida com maior número de algarismos é obtida. O termômetro da Figura 1B possui divisões de 0,1º C. Assim você poderá obter o valor datemperatura com 4 algarismos significativos, 25,78 ou 25,79º C, sendo o último algarismo duvidoso.
[pic][pic]
Figura 1A Figura 1B


Na leitura do volume de água em uma proveta ou em uma bureta, você notará que a superfície da água não é plana e forma um fenômeno chamado menisco. Leia sempre o ponto mais baixo do menisco, quando utilizar água ou uma solução, mas caso o líquido fossemercúrio, então a leitura seria invertida, ou seja, você deveria ler o menisco em relação ao ponto mais elevado. Os valores das medidas da figura abaixo são 20,46 mL e 14,60 mL, respectivamente. Observe que o algarismo zero da medida 14,60 deve ser escrito. Se você escrever somente 14,6 mL, você está indicando que o valor da medida está entre 14,5 e 14,7 mL. Por outro lado, 14,60 indica um valorentre 14,59 e 14,61 ou entre 14,58 e 14,62, dependendo do desvio médio. Note também, que escrever as unidades de medida é tão importante quanto anotar o seu valor.
[pic]
Figura 2. Leitura de volume

O melhor valor para representar uma medida é a média aritmética dos valores medidos, por exemplo:
20,46 mL
20,42 mL
20,45 mL
20,48 mL...
tracking img