Medidas e erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Resumo 2
2. Introdução 3
3. Desenvolvimento 4
4. Resultados e Discussão 7
5. Considerações Finais 14
6. Anexos 15




1. Resumo
Esse experimento possui como eixo central construção de medidas e erros que possamos vir cometer durante as experiências ocorridas no laboratório.
O Objetivo das medidas e erros e aprender a medir corretamente utilizandomateriais de medidas e o tratamento correto para os erros realizados, a construção de cada medida é avaliar os processos pelos quais percebemos os errosde medidas de cada membro da equipe.
A primeira dúvida do experimento foi saber como utilizar de forma correta os materiais de medidas, mas essa dúvida foi sanada com o auxílio do professor Eider de Souza, que, mostrou o modo adequado de utilização dosinstrumentos usados na experiência.
Com o passar do tempo, e do processo de construção de medidas, outras dúvidas e questionamentos interessantes foram surgindo, e, as mesmas serão expostas e debatidas no decorre do Relatório de Medidas e Erros.

2. Introdução
Sempre que se vai realizar um trabalho científico ou acadêmico é preciso ter uma base técnica, um suporte de conteúdo didático pra serestudado e pra servir de suporte em caso de dúvidas e questionamentos. Com nosso RME não podia ser diferente. Como estamos falando de medidas e erros. , usaremos a algarismos significativos como base de nossas pesquisas e estudos.
Para podermos analisar as medidas com base nos algarismos significativos, é necessário que se tenha um conhecimento prévio sobre o que é o mesmo.
AlgarismosSignificativos são utilizados para monitorar os erros ao se representarnúmeros reais na base10.
Tendo base nesses conhecimentos até agora obtidos, partiremos agora para a próxima parte do nosso Relatório de Medidas e Erros (RME), o desenvolvimento. Nele, iremos relatar os processos de medidas os materiais utilizados dentre outras coisas.

3. Desenvolvimento
O desenvolvimento do experimento se deude forma bem simples, e para isso, fez-se necessário, a utilização dos seguintes materiais:
1) Paquímetro
2) Régua Decímetrada
3) Régua Centímetrada
4) Régua Milímetrada
5) Um Cilindro
6) Uma Caixa de Fósforos
7) Palitos de Fósforos

Construção:
Com auxilio do professor em sala o Grupo dividiu-se, e cada pessoa ficou responsável por fazer uma medida, as medidasa serem tiradas seriam de uma bancada, umacaixa de fósforos, um palito de fósforo e um cilindro. O grupo de imediato começou a experiência cada um usou um tipo de régua, elas foram a decimetrada, centimetrada e milimetrada.
Nessa fase todos os integrantes do grupo deveriam medir a largura e o comprimento da bancada os membros souberam usar as réguas sem dificuldade. Depois de cada um obter suasmedidas com todas as réguas anotamos no roteiro que o professor havia posteriormente colocado no e-mail da turma, em seguida fomos às medidas da caixa de fósforos para esse tipo de medida usaríamos o paquímetro (O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça) daí surgiu as primeiras duvidas, como usar o paquímetro? , foi ai queo professor Eider tirou a nossa duvida explicando cada ponto correto do uso do paquímetro. Usamos o paquímetro para medir a caixa de fósforos o palito e o cilindro cada um obteve resultados diferentes, pois nunca se obtém a medida exata de um objeto, depois anexamos os resultados ao relatório.

4. Resultados e Discussão
Depois de concluído o processo de medidas, nós analisamos com detalhecada tabela e descobrimos o uso incorreto do paquímetro em alguns objetos medidos toda a equipe refez as medidas com auxilio do professor, esse erro foi encontrado graças a analise, pois a margem de erro era grande comparada à feita por um monitor que se encontrava na sala.
Os resultados das medidas se encontram abaixo em tabelas semelhantes a do roteiro usado na experiência

Medidas Em...
tracking img