Medidas psicológicas para ressocialização dos praticantes e vítimas de bullying

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
CURSO: PSICOLOGIA

Bárbara Morgana de Almeida Fernandes

MEDIDAS PSICOLOGICAS PARA RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRATICANTES E VÍTIMAS DE BULLYING

Montes Claros/MG
2011
BÁRBARA MORGANA DE ALMEIDA FERNANDES

MEDIDAS PSICOLOGICAS PARA RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRATICANTES E VÍTIMAS DE BULLYING

Trabalho apresentado ao curso de psicologia como requisitoavaliativo parcial do 1º Período.

Montes Claros/MG
2011
SUMÁRIO
Introdução -----------------------------------------------------------------------------------------4
Justificativa --------------------------------------------------------------------------------------- 7
Objetivos ------------------------------------------------------------------------------------------ 8
Metodologia e Fontes-------------------------------------------------------------------------- 9
Cronograma -------------------------------------------------------------------------------------10
Referências --------------------------------------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

É a partir dos anseios por tolerância que se procura entender quais os motivos para a prática debullying. É a partir da repercussão de numerosos casos de violência que se instiga estudar as consequências dessa violência. O tema bullying precisa ser analisado, estudado, para assim poder ser combatido.

O Bullying é uma palavra inglesa, uma forma de gerúndio, usada para definir um fenômeno, cujo autor é chamado de Bully, palavra esta que se traduz como “brigão” e “valentão”. No Brasil,tratando-se de um assunto recentemente abordado, não há registros de tradução desta palavra, que designa um fenômeno inteiramente ligado às várias ações maldosas sucedidas no espaço social.

A literatura define esse fenômeno enquanto certas ações ocorridas em conjunto e/ou isoladas e, em língua portuguesa, para expressar as idéias de intimidação repetida, humilhação, agressão, ofensa,gozação, emprego de apelidos, assédio, perseguição, ignoração, isolamento, exclusão, discriminação, sofrimento, aterrorização, amedrontamento, tirania, dominação, empurrão, violência física, quebra e roubo de pertences daqueles que são vítimas de Bullying. (COSTANTINI, 2004; FANTE, 2005; ALVES, 2005)

Para Cleo Fante, o termo inglês Bullying refere-se ao fenômeno, abordado pela literaturapsicológica Anglo-Saxônica para conceituar problemas relacionados à violência escolar, ocasionada a partir de comportamentos agressivos e anti-sociais e, mais que isso, do desejo consciente e deliberado de colocar outra pessoa sob tensão e maltratá-la física e emocionalmente.

Bullying: palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir o desejo consciente edeliberado de maltratar uma outra pessoa e colocá-la sob tensão; termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre o problema da violência escolar. (FANTE, 2005, p. 27)

Os personagens do bullying são: os agressores, aqueles que atingem a vítima com repetidas humilhações ou depreciações utilizando deviolência física, psicológica e/ou moral; as vítimas são aquelas que sofrem bullying, que costumam ser tímidas, ou pouco sociáveis, que fogem do padrão da turma, por serem altas ou gordas demais, usarem roupas fora da moda, possuírem pouca ou boa aquisição financeira, ter culto religioso diferente da maioria (vários são os motivos); os espectadores, que são aqueles que assistem as agressões e nada fazempara mudar aquela situação,por pensarem que não tem nada a ver com o acontecimento ou por temerem ser as próximas vítimas.

Há registros de ocorrências de pessoas que sofriam Bullying, ou seja, pessoas que eram vítimas do fenômeno e que, em atos de extremismo, para findar seu sofrimento, cometeram homicídio seguido de suicídio e, conforme demonstrado na literatura, nem sempre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PRATICANTE DO BULLYING
  • O fenômeno bullying e as suas conseqüências psicológicas
  • MEDIDAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICAS
  • Medidas socioeducativas: a ressocialização do menor infrator.
  • Bullying: violência física, verbal ou psicológica
  • A Ressocialização Do Menor Infrator e a Eficácia Das Medidas Socioeducativa
  • Papel enfermagem junto aos adolescentes obesos vitimas do bullying
  • A Ressocialização Do Menor Infrator e a Eficácia Das Medidas Socioeducativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!