Medidas preventivas biosseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas Preventivas e Corretivas / Acidentes

PROTEÇÃO DOS TRABALHADORES

1º) Avaliação dos riscos de exposição a AGENTES BIOLÓGICOS
* Para identificar os agentes causadores de risco.
* Apossibilidade da sua propagação na colectividade.
* O tempo de exposição efectiva ou potencial dos trabalhadores.

Formular orientação para a aplicação de medidas de proteção dos trabalhadoresde AGENTES BIOLÓGICOS perigosos e de agentes cuja perigosidade ainda não esteja definida.

2º) O empregador deve evitar a utilização desses agentes, sempre que a natureza do trabalho o permita. Seesse procedimento não for tecnicamente viável, o empregador deve reduzir o risco de exposição até ao nível que for tecnicamente possível para proteger adequadamente os trabalhadores.

3º) Oempregador deve submeter os trabalhadores a exames de saúde, de modo a acompanhar a evolução do seu estado de saúde e, se necessário, adotar medidas preventivas adequadas.

Uma das medidas técnicas deprevenção poderá ser a substituição de AGENTES BIOLÓGICOS perigosos por outros que não causem ou causem menor perigo para a segurança e/ou saúde dos trabalhadores. Mas esta medida pode não ser tecnicamenteviável. E para que o risco de exposição seja reduzido a um nível tão baixo quanto for tecnicamente possível para proteger adequadamente a segurança e a saúde dos trabalhadores, sugere-se as seguintesmedidas:

* limitação ao mínimo do n.º de trabalhadores expostos ou com possibilidade de o serem;
* modificação dos processos de trabalho e das medidas técnicas de controlo para evitar ouminimizar a disseminação dos agentes biológico no local de trabalho;
* Aplicação de medidas de proteção coletiva e individual, se a exposição não puder ser evitada por outros meios;

*Aplicação de medidas de higiene compatíveis com os objetivos da prevenção ou redução da transferência ou disseminação acidental de um agente biológico para fora do local de trabalho;
* Utilização do...
tracking img