Medidas Irreprodut Veis

371 palavras 2 páginas
Medidas irreprodutíveis

OBJETIVO Obtenção de dados para análise de medidas, tempo de queda da esfera acompanhado do desvio percentual.

TEORIA RESUMIDA

De uma maneira com grande abrangência, denomina-se medidas irreprodutíveis um padrão de valores em que são dependentes de outros para sua concretibilidade. Nessas condições e diante dessa dependência, o verdadeiro valor da grandeza se torna desconhecido. Sendo assim, a representação do resultado se dá pela média aritmética de uma série de medidas e dados coletados, fazendo o papel de valor mais provável e certeiro. Logo após, o cálculo do desvio padrão da média indica a precisão da medida.
Os objetivos desta pesquisa, nos leva a representar, expressar e interpretar corretamente os valores obtidos na prática e entender além das fórmulas, como isso se dá realmente. Desviando boa parte de nossa atenção para a importância da correta e necessária utilização das unidades de medida. Através de dados, discussões, cálculos e orientações esperamos a maior aproximação possível com tema em questão: medidas irreprodutíveis. MATERIAL

Uma régua milimétrica.
Cronometro.
Esfera metálica.

PROCEDIMENTOS

1. A pessoa (A) vai segura a esfera na parte superior da régua, e com a régua verticalmente com o zero para baixo, encostando-a no chão.
2. A pessoa (B) vai cronometra quando a pessoa (A) solta a esfera e parar o cronometro quando a esfera tocar o chão, fazendo o procedimento 10 vezes.
3. A pessoa (C) vai anotar os resultados e fazer a média dos valores, depois calcular o desvio padrão da media dada pela fórmula:
4. Por fim calcular o desvio percentual.

DADOS

N
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
T
0,159
0,188
0,381
0,244
0,471
0,491
0,373
0,521
0,471
0,355

ANÁLISE

A média dos valores: 0,3654 s
Desvio padrão da media dada pela formula: 0,046 s
Resultado: 0,3654 xs ± 12,588%

Conclusão
Foi de grande importância a realização desta prática, através dela pudemos ter um entendimento mais

Relacionados