Medidas facilitadoras para a vida dos deficientes fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIDAS FACILITADORAS PARA A VIDA DOS DEFICIENTES FÍSICOS.








A sociedade tem certamente uma enorme dificuldade em entender o outro, o diferente, e aceitá-lo. E a sua buscada excelência impõe regras definitivas às minorias e aos diferentes e exclui a deficiência.
Deficiência física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam aum mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
A Deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com oslimites e
dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.




No Brasil é cotidianamente desrespeitado o direito de ir e vir das pessoas com
deficiência física. Em sua grande maioria os meios de transporte coletivos não estão adaptados, as calçadas e vias públicas não são acessíveis, os prédios, nem os públicos nem os deuso coletivo, respeitam as necessidades.
mínimas de acessibilidade para cadeiras de rodas e outras dificuldades de locomoção.Nem os surdos nem os deficientes auditivos nem os cegos nem os deficientes visuais têm respeitado seu direito à liberdade de expressão, porque não somente sua própria expressão individual lhes é negada – quando a educação não lhes garante esses meios –, mas também lhes énegado o acesso aos meios de comunicação do mundo moderno, que poderiam se tornar acessíveis através de adaptações fáceis, para citarmos apenas algumas
simples, como o uso da impressão em Braille, a utilização da linguagem de sinais e de legendas nos meios de comunicação, dentre outras inúmeras possibilidades.
Também não é respeitado o direito de acesso à justiça porque embora o Brasil tenha umalegislação relativa às pessoas com deficiência moderna, não é nem


conhecida nem aplicada nem respeitada, o que quase a torna inútil, e sem nos esquecer também dos direitos políticos porque sabemos que a grande maioria das pessoas com deficiência não faz parte do processo político, não votando, pois as condições para o exercício do voto não estão acessíveis.
A questão dos direitos das pessoascom deficiência significa hoje discussão da cidadania e democracia, igualdade social e respeito às diferenças. Pensar a mesma questão no contexto brasileiro nos obriga a uma série de análises que envolvem justiça social e direitos humanos e nos levam a considerar as muitas e incontáveis imposições econômicas e sociais que fazem dessa população um radical exemplo de exclusão social em nosso país.Para que esse caminho comece a ser trilhado antes de mais nada precisamos entender nosso olhar sobre a deficiência.
O Brasil tem hoje um dos mais modernos marcos legais de direitos da pessoa com deficiência na Constituição de 1988 e na Lei 7.853/89, complementada por leis federais, dentre elas a 8.213 e a 10.088 e por legislações estaduais e municipais.


Lei nº. 7.853 de 24 de outubro de1989 - Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração.




• I - Na inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1° e 2° graus, a supletiva, a habilitação e reabilitações profissionais, com currículos, etapas exigências de diplomação própria;

• A oferta, obrigatória egratuita, da Educação Especial em estabelecimentos públicos de ensino;

• II - A promoção de ações preventivas, como as referentes ao planejamento familiar, ao aconselhamento genético, ao acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpéro, à nutrição da mulher e da criança, à identificação e ao controle da gestante e do feto de alto risco, à imunização, às doenças do metabolismo e seu diagnóstico...
tracking img