Medidas do comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNORTE-FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS
COMPORTAMENTO E MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
BIANCA PEREIRA DOS SANTOS

MEDIDAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MIRLENE MARIA MATIAS SIQUEIRAPROFESSORA JUNE MARIZE CASTRO SILVA MARTINS

MONTES CLAROS
2012
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias Siqueira; Medidas do Comportamento Organizacional. Estudos dePsicologia 2002,7(Número Especial). 11-18.
Mirlene Maria Matias Siqueira, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, DF, é professora da Universidade Metodista de São Paulo. Endereço paracorrespondência: Rua Manoel Pimenta de Abreu, 116-Aptº 73 A – Centro. 08710 – 640, Mogi das Cruzes, SP. E-mail: mmmsiqueira@bol.com.br.
A disciplina comportamento organizacional foi criada por britânicos nadécada de sessenta e tinha o apoio de outras matérias como Sociologia, Psicologia dentre outras matérias. A partir do reconhecimento dessa matéria procuro-se solidificá-la dando-lhe conceito eprocurando matérias afins para contribuir na análise dos temas que era dado a ela. O que contribuiu para esse processo foram alguns temas referentes a outras disciplinas que passaram a ser estudados por essanova disciplina. A partir disso o Comportamento Organizacional tornou-se uma área teórica e de pesquisa, pois agora possuía várias questões a serem analisadas.
Para se entender mais sobre CO tem sea necessidade de se estudar como tudo começou. Na década de sessenta houve-se aas primeiras tentativas de delimitação dessa disciplina. Os estudiosos a época tinham a preocupação de separar ocomportamento organizacional da psicologia industrial. Eles argumentavam que as atividades nas organizações eram um objeto de estudo e não apenas um contexto para onde os conhecimentos psicológicos seriamsimplesmente transferidos e aplicados.
O primeiro modelo de conceito para CO possuía quatro níveis sendo eles: indivíduos, equipes, departamentos e a organização. Em 1997 uma revista de Psicologia viu...
tracking img