Medidas de volume e pesagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS - UNIFEB

ENGENHARIA MECÂNICA/PRODUÇÃO/QUÍMICA
QUÍMICA LABORATÓRIO

LABORATÓRIO
RELATÓRIO

DISCIPLINA: Química Experimental TURMA: A – L2
PROFESSORA: Eliana
DATA DA EXPERIÊNCIA: 27/08/2012 DATA DA ENTREGA: 03/09/2012
EXPERIÊNCIA: Medidas de volume e Pesagem
NOME DOSCOMPONENTES DO GRUPO | R.A. | NOTA |
Giuliana Amendola | 513.300 |   |
Donizete Ap. Castanharo | 517.427 |   |
Cesar Augusto Camerro | 920.925 |   |

BARRETOS
2ºSEMESTRE/ 2012

SUMÁRIO

1. TÍTULO....................................................................................2
2. OBJETIVO...............................................................................3
3.INTRODUÇÃO TEÓRICA........................................................4
4. MATERIAIS E MÉTODOS.......................................................6
5. RESULTADOS.........................................................................8
6. CONCLUSÃO........................................................................10
7. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS......................................11


TÍTULO:
Medidas de volume e Pesagem

OBJETIVO:

O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

MEDIDAS DE VOLUMES

A técnica de medição de volume de umaamostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos, normalmente as mais usadas são o mililitro, ou centímetro cúbico, e o litro, ou decímetro cúbico.

Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e deum modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.

Qualquer um desses instrumentos tem algumas informações importantes, tais como: volume máximo;graduação da escala; tolerância (limite máximo do erro); traço de referência; temperatura de calibração (normalmente, 20°C). Também pode ter erros devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração, provocadas pela variação de temperatura; calibração imperfeita do aparelho; erros de paralaxe.

Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leituraerrada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.

MEDIDAS DE MASSAS

Medir a massa de uma amostra é uma operação de pesagem. O instrumento usado é balança, que geralmente é graduada em gramas (g).

Para medir uma amostra é necessários alguns cuidadoscomo: garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme, livre de vibrações mecânicas e nivelada; não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco (vidro de relógio, papel de filtro, entre outros); transferir o material a ser pesado na balança com o auxilio de uma pinça ou espátula; após a medida não deve deixar nada sobre o prato da balança,qualquer substância acidentalmente entornada deverá ser imediatamente removida.

As balanças mais utilizadas em laboratórios são as analíticas e semi-analíticas. As analíticas são utilizadas para se obter massas com alta exatidão, já as semi-analíticas, são usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é critica.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAS UTILIZADOS:...
tracking img