Medidas de volume, temperatura e pesagem precisão e exatidão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A química tem como base princípios fundamentais, os quais são indispensáveis a aprendizagem, sendo necessário noções de como usar as vidrarias e os instrumentos no laboratório para que se evite acidentes.
As vidrarias e instrumentos nos auxiliam nos métodos experimentais, possibilitando a determinação de massa, volume, entre outras funções.
A medida correta de volumes é muitoimportante para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para medi-los existem dois tipos de instrumentos que são os aferidos e os graduados. Os aferidos medem um único volume e são mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes. “De modo geral, para medidas aproximadas de volume de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, enquanto que, para medidas precisas, usam-sepipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. A superfície superior de um líquido contido em recipiente estreito apresenta uma curvatura, chamada de menisco. A parte inferior do menisco é utilizado para calibrar, no entanto o menisco deve estar na altura dos olhos.
“As medidas detemperatura são feitas por leitura direta de um termômetro apropriado. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. Existem diversos tipos de termômetros que podem ser usados em laboratórios, porém os mais comuns são de mercúrio.
“As medidas de massa são feitas com balanças, que geralmente são os aparelhos de maior precisão em laboratórios químicos, e são também dos maisdelicados. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. As balanças mais utilizadas em laboratórios são as analíticas e semi-analíticas. As analíticas são utilizadas para se obter massas com alta exatidão, já as semi-analíticas, são usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
Deve-se saber lidar matematicamente com resultadosde uma medição, a forma correta de expressar estes valores é a interpretação de um resultado obtido quanto a sua qualidade numérica, que é a sua precisão e exatidão. Precisão tem a ver com várias medidas de uma mesma grandeza (volume, massa, pressão ou qualquer outra) cujos valores obtidos sejam próximos. Quanto mais parecidos, mais precisas terão sido aquelas medidas. Exatidão é quanto um valor seaproxima do valor esperado.

Fundamentação Teórica

Em atividades laboratoriais é necessário saber aferir corretamente uma medida representada nos instrumentos. Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de volume, temperatura e pesagem, para que haja uma familiarização dos instrumentos, bem como suas funções, sua classificação e utilização.
Para efetuar medidasvolumétricas são empregados vários tipos de aparelhos, que dividem-se em dois grupos: aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes, como por exemplo, as pipetas graduadas e as buretas, e os aparelhos calibrados para conter um volume liquido, que neste caso incluem-se as pipetas e os balões volumétricos. As medidas de volumes de líquidos com qualquer aparelho estão sujeitas a umasérie de erros que são ocasionados por medição de volumes de soluções quentes; uso de material molhado ou sujo; formação de bolhas nos recipientes; controle indevido na velocidade de escoamento. Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leitura errada do volume do liquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volumedeve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
“Para a aferição de temperatura é mais utilizado o termômetro de mercúrio que é formado por um bulbo de vidro ligado a um tubo, também de vidro muito fino, que contém mercúrio. O volume do bulbo é muito maior do que o do tubo, que é graduado. A escala do termômetro apresentado, é a escala Celsius. [LENZI, Ervim, Química...
tracking img