Medicina

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Sistema linfático I

O sistema cardiovascular é formado pelo coração, sist. Arterial e pelo sist. Venoso sendo que as artérias vão se ramificando progressivamente até formar os capilares intersticial onde ocorre as trocas passando dos sistema sanguíneo pra o meio intersticial, como hormônios, passando no caminho inverso produto de metabolismo celular, sendo que existe todo um meio líquidocomo meio de transporte, no interior dos capilares esse liquido é chamado de plasma quando ele passa para as regiões intersticiais ele é chamado de líquido intersticial .
A passagem ocorre nos dois sentidos, porém a maior quantidade segue a direção do interior dos capilares pra as regiões intersticiais.sendo assim há um tendência natural a formar edemas generalizados, para que isso não aconteça háo sistema linfático retirando todo o excedente do líquido intersticial, e no interior dos vasos linfáticos esse liquido passa a ser chamado de linfa, e vai devolver todo esse líquido para o sistema cardiovascular para o sistema venoso.

No sistema linfático as primeira estruturas que fazem a capitação da linfa são os capilares linfáticos que são diferentes dos capilares intersticiais, porqueos capilares intersticiais tem todo um processo de continuação : arteríolas→capilares→vênulas. Os capilares linfáticos são capilares com fundo cego, eles começam como se fossem projeções digitiformes em qualquer região intersticial e vão anastomosando para formar os vasos linfáticos. Esses vasos linfáticos tem os trajetos mais variáveis possíveis e não tem nomenclatura definida.

Esses vasoslinfáticos por sua vez anastomosam para formar os toncos linfáticos, esses sim possuem nomenclatura e trajeto bem definido. Os troncos linfáticos inferiores são 3 : tronco linfático lombar direito, tronco linfático lombar esquerdo e tronco linfático intestinal.

Nesta imagem temos capilares linfáticos fazendo a capitação do líquido intersticial ,a pressão hidrostática nas regiões intersticiaisfaz com que as bordas das células endoteliais que formam esses capilares linfáticos se afastem e assim o líquido pode passar do meio intersticial para os capilares. E ai reconduzidos do capilares linfáticos para os vasos linfáticos, e de lá para os troncos linfáticos, então para os ductos linfáticos e3 destes para o sistema venoso.

(retirado do resumo da A e que o Nelson não falou):
* Possuicirculação lenta para que haja tempo para purificar a linfa;
* O processo de captação da linfa é por difusão;
* Os vasos linfáticos são uma extensa e complexa rede de canais interconectados; apresentam válvulas e, somente, túnica íntima;
* Os linfonodos são estruturas encapsuladas que interrompem o trajeto dos vasos linfáticos e contêm elementos do sistema de defesa; acompanham asartérias e veias.
* Os linfonodos abundantes e acessíveis à palpação se encontram nas regiões: da axila, da virilha, femoral e do pescoço;
* Os linfonodos não são palpáveis nos locais profundos da traquéia, dos brônquios no tórax, na aorta e na região abdominal;
* OBS: O Tronco Lombar é responsável por fazer a drenagem das regiões:
* MEMBRO INFERIOR;
* PAREDE ABDOMINAL;* GENITÁLIA EXTERNA e ÓRGÃOS PÉLVICOS;
* RINS; GÔNADAS; SUPRARRENAIS. (são as exceções dessa drenagem)
• nos capilares → plasma
• no meio intersticial → líquido intersticial
• nos vaso linfáticos → linfa

Ao longo dos trajetos dos vasos linfático encontram-se vários grupos de linfonodos, eles são responsáveis pela purificação da linfa, nos linfonodos são ativados as célulasfagocitárias e os linfócios B e T que vão eliminar toxinas e microorganismos que possam que possam está presentes na linfa antes de devolver para o sistema circulatório. Nos linfonodos nós temos vaso aferente, aqueles que chegam, e eferentes, aqueles que saem. A purificação da linfa não ocorre somente por um linfonodos, as vezes passando por vários para então ser eliminada. Depois dos ductos linfonodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina
  • medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • medicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!