Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TDAH:
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Conceito:
consiste em uma padrão persistente de desatenção e/ou comportamento hiperativo e impulsivo que é mais grave do que o esperado emcrianças de idade e nível de desenvolvimento.

Epidemiologia:
meninos > meninas

Parentes biológicos de primeiro grau, como irmão de probandos com TDAH, apresentam alto risco de desenvolvê-lo,bem como manifestar outros transtornos (comportamento diruptivo, depressivos, ansiedade). Os pais desta, apresentam uma incidência aumentada de hipercinesia, sociopatia, transtorno do uso do álcool etranstorno conversivo.

Etiologia:
Causas desconhecidas.
Os fatores que contribuem para seu desenvolvimento incluem exposições tóxicas pre-natais, prematuridade e dano pré-natal ao SNC. MAS nenhumaevidência cientifica indica que esses fatores causem o TDAH.


Crianças afetadas têm maior probabilidade de desenvolver transtornos de conduta, transtornos pelo uso de álcool e transtorno depersonalidade anti-social.

Fatores neuroquímicos:
O sistema neuroadrenergico é composto pelo sistema central e pelo sistema simpático periférico, este por sua vez pode ser de maior importância no TDAH,uma disfunção na epinefrina periférica , que faz com que o hormônio acumule-se perifericamente, pode, através de um feedback negativo no SNC, diminuir os níveis no locus ceruleus.

Os fármacosestimulantes, afetam a dopamina e a noradrenalina, levando hipóteses de uma possível disfunção nos sistemas adrenérgicos e dopaminérgico. Os estimulantes aumentam as concentrações de catecolamina,promovendo sua liberação e bloqueando sua captação.

Fatores neurofisiológicos:
Estirões de crescimento do cérebro
3-10 anos ; 2-4 anos ; 6-8 anos ; 10-12 anos ; 14-16 anos
Algumas crianças têm umatraso maturacional na sequência e manifestam sintomas de TDAH que parecem normalizar-se por volta dos 5 anos de idade.

TCs- não mostram achados consistentes
PET- fluxo cerebral e taxas metabólicas...
tracking img