Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso de uma paciente jovem com acidente vascular cerebral (AVC), enfatizando a importância do cuidado nesses pacientes, os fatores causais, a fisiopatologia, os fatores de risco dentre outros aspectos desta doença cerebral, assim como intervenções médicas que possibilitem uma melhora no quadro ou uma melhor adaptação da pessoa a estacondição de saúde.
O que motivou a escolher esta paciente foi a patologia que a mesma apresenta, que lidera as causas de morte e sequelas neurológicas em todo mundo. As consequências sociais do AVC são alarmantes, já que em países ocidentais ele é a primeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segunda causa de demência e a terceira de morte depois do câncer e doençascardiovasculares (M. GIROT ET AL., 2003). Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência (STEPHENS ET AL., 2005).
Tenho como objetivo aprofundar meus conhecimentos teóricos, científicos e práticos nesta área para que possamos desenvolver um planejamento de cuidados
A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica como base em artigos do scielo, medline e livros acadêmicos. Inicialmente ireiconceituar o AVC, abordando em seguida a sua fisiopatologia, manifestações clínicas ,diagnóstico e seu tratamento.

Revisão de literatura

1.Conceito da patologia

O acidente vascular cerebral (AVC) refere-se a um complexo de sintomas de deficiência neurológica,durando pelo menos vinte e quatro horas e resultantes de lesões cerebrais provocadas por alterações da irrigação sanguínea, ou seja,quando parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue.Isto sucede sempre que um coágulo se forma num vaso sanguíneo cerebral ou é transportado para o cérebro depois de se ter formado noutra parte do corpo, interrompendo o fornecimento de sangue a uma região do cérebro. Pode, também, resultar da ruptura de uma artéria cerebral e, neste caso, o sangue que dela extravasa vai destruir o tecidocerebral circundante. Em qualquer dos casos, o tecido cerebral é destruído e o seu funcionamento afetado.

As lesões cerebrais são provocadas por um enfarte, devido a Isquemia ou hemorragia, de que resulta o comprometimento da função cerebral. Este acontecimento pode ocorrer de forma súbita, devido à presença de fatores de risco vascular ou por defeito neurológico focal (aneurisma).A presença de danosnas funções neurológicas origina déficits a nível das funções motoras, sensoriais,comportamentais, perceptivas e da linguagem. Os deficits motores são caracterizados por paralisias completas(Hemiplegia) ou parciais/ incompletas (hemiparesia) no hemicorpo oposto ao local da lesão que ocorreu no cérebro.É do cérebro que partem os estímulos para movimentar os músculos. A metade direita do cérebrocomanda o lado esquerdo do corpo e vice-versa. Por conseguinte, uma lesão na metade direita do cérebro pode causar paralisia do lado esquerdo, enquanto que uma lesão da metade esquerda do cérebro pode causar paralisia do lado direito. As lesões da metade esquerda do cérebro podem dar origem a perturbações da fala e levar o doente a perder percepção do lado direito do corpo ou do ambiente que orodeia.À paralisia de um dos lados do corpo dá-se o nome de hemiplegia (esquerda ou direita); A perda da capacidade da linguagem chama-se afasia. Podem ainda ocorrer outros problemas, como a perda da sensibilidade ou da força no lado afetado, perturbações do equilíbrio e alterações da visão.

Uma pessoa que sofre um acidente vascular cerebral deve sempre ser observada num hospital, no mais cursoespaço de tempo, para se avaliar a necessidade de internamento e ser estabelecido tratamento adequado, até para evitar que o acidente se repita.A localização e extensão exatas da lesão provocada pelo AVC determinam o quadro neurológico apresentado por cada cliente e, o seu aparecimento é normalmente repentino, oscilando entre leves ou graves,podendo ser temporários ou permanentes.

1.1.Fatores de...
tracking img