Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que você precisa saber para se dar bem no vestibular 2009?
Da Redação
Em São Paulo
Quanto mais próxima a data da prova, mais ansiosos costumam ficar os vestibulandos. O que estudar na reta final? Vale a pena revisar todo o conteúdo? Como saber se os estudos estão no caminho certo?

Os professores de cursinhos preparatórios, especialistas em estresse pré-vestibular, são unânimes em dizerque não há milagare. O estudo deve ser constante durante todo o ano - que o digam os vestibulandos que conseguem disciplina e organização para encarar o esse exame sem cursinho. 

Uma estatégia sempre bem recomendada, mesmo para os estudantes de última hora, é a resolução de exercícios das provas anteriores do processo seletivo da instituição almejada. "É um material fundamental para treinar esaber de que forma as questões caem nas avaliações", diz o professor Edimilson Motta, coordenador do curso Etapa.

No entanto, os especialistas também concordam que existem alguns temas que precisam estar na ponta da língua para o dia do exame. A pedido doUOL Vestibular, professores de cursinhos preparatórios e do ensino médio prepararam listas de oito disciplinas para auxiliar os alunos nessesúltimos momentos de preparação.

A reunião desses temas forma um verdadeiro guia de estudos, que pode servir como fio condutor da revisão final para os testes para quem está prestando este ano ou servir como primeira listagem de conteúdos a serem trabalhados no ano que vem na agenda dos futuros concorrentes a uma vaga nos principais vestibulares do país.
 10 temas essenciais de biologia
 8temas essenciais de física
 10 temas essenciais de português
 10 temas essenciais de geografia
 10 temas essenciais de química
 10 temas essenciais de inglês
 10 temas essenciais de matemática
 8 temas essenciais de história

Biologia
Doenças em geral, sistemas do corpo humano e fotossíntese são alguns dos temas mais recorrentes às provas de biologia dos grandes vestibulares dopaís, apontam professores especialistas no assunto.

Para Adilson Garcia, professor de biologia e coordenador do Colégio Vértice em São Paulo, saber diferenciar o processo de respiração celular aeróbia de fermentação e fotossíntese, por exemplo, é essencial a qualquer candidato que pretende enfrentar um grande vestibular.

Vestibulandos devem saber conceitos e aplicações de células-tronco eclonagem |
TEMAS QUE MAIS CAEM |
PORTUGUÊS: SEM "GRAMATIQUICE" |
FÍSICA NO VESTIBULAR |
GEOGRAFIA: 10 TEMAS |
ESTUDE COM PROVAS ANTERIORES |
"Não lembro de uma prova que não abordava alguma parasitose. Sempre cai", diz Marcelo Leal, professor de biologia do Objetivo em São Paulo, cuja aposta é em doenças. Para facilitar o estudo, Leal disponibilizou na Internetuma série de músicas quefacilitam o aprendizado dos temas que aparecem com mais frequência nos exames vestibulares.

A profundidade de conhecimentos exigida varia de acordo com o nível da prova. "Provas de conhecimento geral, como a da primeira fase da Fuvest, cobram o essencial de cada assunto. Já provas específicas, como a de segunda fase, que somente é aplicada a candidatos da área de biológicas, pode ser um pouco maisexigente", diz Sezar Sasson, surpervisor de biologia do Anglo em São Paulo.

A pedido do UOL Vestibular, os professores selecionaram os temas mais prováveis de serem exigidos nas provas do vestibular 2009. Confira:

Ecologia

 1)Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar: "É preciso saber diferenciar o fluxo do ciclo", diz Garcia. "Explicar cada um, mostrando, por exemplo,que o primeiro vai dos produtores até os decompositores de forma unidirecional, com perda de energia em cada nível trófico; enquanto o segundo flui ciclicamente, já que a matéria é constantemente aproveitada". Nesse mesmo tema, aparecem assuntos mais relacionados ao meio ambiente. Leal recomenda que o candidato estude também poluição do ar e poluição das águas. "É preciso saber as causas...
tracking img