Medicina paliativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A explicação para medicina paliativa, dizem os especialistas, está na própria origem do nome. Paliativo vem do latim (palium) e significa manto protetor. É aplicada aospacientes que já não respondem aos modernos tratamentos e medicamentos. Traz melhor qualidade de vida, ameniza sintomas, tranquiliza a dor e ajuda também os familiares do doente.Ainda assim, as poucas salas do País que oferecem tratamento paliativo são encaradas por visões totalmente distintas.

Parte enxerga nelas “uma sentença de morte”. Já aoutra observa, nos mesmos locais, a chance quase exclusiva de ter qualidade de vida, mesmo com diagnóstico tão severo e quase sem oportunidade de sobrevivência.

Por parecerum contraponto – e não uma aliada – da medicina curativa, a área sofre preconceito e é negligenciada na maior parte dos hospitais. Por isso, médicos, Ongs e entidades se unirampara tentar reverter esta situação, ao menos, para as vítimas de câncer de mama.

“A medicina está muito empenhada em curar e se importa pouco em tratar bem e com dignidadeo paciente”, afirma a vice-presidente da América Latina da American Cancer Society (ACS), Alessandra Durstine.A ACS, maior instituição não governamental em saúde do mundo,veio ao Brasil convocar as entidades brasileiras a mudar os paradigmas do cuidado paliativo para mulheres com câncer de mama.

Em parceria com a Federação Nacional dasAssociações do Câncer de Mama (Femama), foi realizado um fórum em São Paulo este mês. Junto com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e os maiores hospitais de referência para aneoplasia das mamas foi definido que, depois de disseminar a importância da mamografia, a bandeira levantada agora para combater o inimigo da saúde feminina é o cuidado paliativo.
tracking img