Medicina nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO
A medicina Nuclear é uma especialidade médica que emprega fontes abertas de radionuclídeos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Habitualmente os materiais sãoadministrados in vivo e apresenta distribuição para determinados órgãos ou tipos celulares. Utiliza um sistema de detecção de radiação acoplado a mecanismos que permitem registrar a distribuiçãoespacial e/ou temporal de radioisótopo dentro de uma pessoa.
É uma das mais modernas técnicas de investigação e vem se impondo gradativamente como excelente método de diagnóstico por imagem.Utilizando-se de pequenas quantidades de substâncias radioativas e equipamento especial (câmera de cintilação ou Gama-Câmera), são obtidas várias imagens dos órgãos a serem estudados sem a utilização degrandes quantidades de radiação. A cintilografia permite o estudo da fisiologia dos órgãos e constitui método não invasivo de diagnóstico.
Radioisótopos são substâncias que emitem radiação,utilizados no seu estado livre (não marcado) para a terapia e obtenção de imagens. Os mais usados são: Tc99m (Tecnécio) utilizado para estudos da tireóide e de mucosa gástrica ectópica (divertículo deMeckel) e o I¹³¹ (Iodo) utilizado para estudos da tireóide e pesquisas de metástases de tumores tireoideanos. Os outros radioisótopos mais utilizados em Medicina Nuclear são: Tl201 (Tálio), Ga67 (Gálio),Sm153 (Samário) entre outros.
A Medicina Nuclear não utiliza contrastes para a obtenção de imagens e sim de substâncias radioativas marcadas com radiofármacos. Estes traçadores podem serinjetados ou ingeridos, dependendo do tipo do estudo a ser realizado.
Radiofármacos são substâncias que quando adicionadas aos radioisótopos, passam a ser chamadas de radiofármacos marcados.Apresentam afinidades químicas por determinados órgãos do corpo e são utilizados para transportar a substância radioativa para o órgão a ser estudado.
A vantagem da medicina nuclear baseia-se na...
tracking img