Medicina nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Medicina Nuclear trata-se de uma especialidade médica (ramo da Radiologia) que se fundamenta na utilização da energia nuclear para fins médicos de diagnóstico e de terapia mediante o uso de substâncias conhecidas na física, como isótopos radioativos porque emitem radiações.
Como recurso diagnóstico, a Medicina Nuclear é um meio seguro e eficiente, em geral indolor e não invasivo, para seobter informações que, de outra maneira, seriam impossíveis de conseguir. É um conjunto de procedimentos de alta sensibilidade para encontrar anormalidades na estrutura e na função dos órgãos estudados, com a virtude de identificar, precocemente, numerosas alterações orgânicas e funcionais em relação a outros métodos diagnósticos.
















1- Aplicaçõesde Isótopos na Medicina

A Medicina Nuclear é indispensável para diagnóstico e acompanhamento de enfermidades cardíacas, oncológicas, endócrinas, traumatológicas, renais, pulmonares, etc.
Como recurso usado na terapia, a Medicina Nuclear também é um meio seguro, eficiente e de baixo custo para tratar certas afecções benignas e malignas curáveis com irradiação. O tratamento com radioisótoposrealizados pela Medicina Nuclear é um procedimento indolor e não invasivo que pode ser aplicado quando as condições do paciente não permitem cirurgias ou outra forma de tratamento.
As pequenas doses utilizadas e o fato de que a irradiação ocorre quase que exclusivamente nas células e tecidos alvos têm a vantagem de irradiar pouco e os pacientes quase não apresenta efeitos colaterais. Airradiação com isótopos tem também utilidade como paliativo contra a dor provocada por metástases, quando outros métodos forem ineficientes para aliviar o sofrimento dos pacientes.
As substâncias radioativas utilizadas em Medicina Nuclear são chamadas de traçadores porque sua passagem pelo corpo humano pode ser acompanhada externamente por meio de equipamentos especiais. Os isótopos radioativos queexistem na natureza, são chamados de isótopos naturais. O urânio foi o primeiro isótopo natural descoberto (Becquerel 1.896), mas a radioatividade natural só foi conhecida dois anos depois (Marie Curie 1.898). Hoje, com a evolução da física e das técnicas nucleares, são fabricados isótopos radioativos artificiais em equipamentos especiais, os reatores atômicos e os ciclotrons.
Foto de Becquerel –Prêmio Nobel de Física de 1.903

Foto de Marie Curie – Prêmio Nobel de Física 1.903 e Prêmio Nobel de Química 1.911

A Medicina Nuclear começou a se esboçar quando Hevesy, em 1.923, utilizou pela primeira vez, um traçador natural em uma exploração biológica. O passo seguinte aconteceu em 1.934 com a aplicação dos isótopos no campo do diagnóstico, quando começaram os primeiros estudos dafisiologia da glândula tireóide, mediante a utilização de isótopos artificiais do iodo. Inicialmente foi utilizado o iodo 128 (I128) e logo a seguir foi usado o iodo 131 (I131). Cinco anos depois a Medicina Nuclear passou a atuar no campo da terapia; isso aconteceu em 1.939 quando então ocorreram as primeiras aplicações terapêuticas do iodo 131 ( I131) no tratamento das doenças tireoidianas.
Foto doFísico George Charles de Hevesy (nascido Hevesy György, também conhecido como Georg Karl von Hevesy)

A Medicina Atômica apareceu como especialidade a partir de 1.940 com o uso do iodo 131 (I131) no diagnóstico e tratamento das doenças da tireóide. Pouco tempo depois o mesmo isótopo do iodo foi usado como método de investigação em hematologia, servindo para medir o volume sangüíneo total, volumeplasmático e volume corpuscular e para determinar a sobrevida dos glóbulos vermelhos. Aos poucos, a nova especialidade médica, incorporou outros estudos até chegar ao conjunto complexo de procedimentos que são realizados hoje. Em 1.952, o termo “Medicina Nuclear” substituiu a denominação de “Medicina Atômica”, que fora o primeiro nome da especialidade. Na história resumida da Medicina Nuclear...
tracking img