Medicina nuclear em radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE DE GUARULHOS(UNG)

MEDICINA NUCLEAR EM RADIOLOGIA

Pode-se dizer que a descoberta da Medicina Nuclear, começou com as descobertas da radioatividade natural por HenryBecquesel, em 1896, e de elementos radioativos naturais, por Marie, em 1898.
Apesar de ser mais conhecida para fins diagnósticos, a medicina nuclear, também é indicada para tratamentosterapêuticos para algumas doenças, como o câncer de tireóide e dores ósseas.
O grande poder diagnóstico da Medicina Nuclear se firmou, quando Paul Harper e sua equipe introduziram o radionuclídeo99m TC como marcador. Ele possui meia-vida de 6 horas, energia de 140 keV, é continuamente produzido pela desintegração do 99Mo, e sua extração periódica possibilita um fornecimento constantena forma de gerador, nos próprios centros de Medicina Nuclear.
Hoje, é possível diagnosticar doenças, que ainda irão se manifestar no organismo, e, esse sucesso é devido ao uso da medicinanuclear.
É uma técnica de investigação de doenças, que não causa dores ao paciente, e, atualmente, é considerada, a forma mais eficiente de diagnóstico de patologias.
A Medicina Nuclear fazuso de pequenas quantidades de substâncias radioativas, para diagnosticar, ou tratar determinadas doenças.
Antes de iniciar o exame, é injetada no paciente uma pequena quantidade de materialradioativo. A máquina possui um cristal que capta a radiação emitida em um monitor.
A Medicina Nuclear tem sido direcionada, a buscar alternativas de avaliação, provendo dados nãoacessíveis por outras modalidades de diagnóstico por imagem.

Profª. : MARLY MANETTI

Disciplina : INGLÊS INSTRUMENTAL

Aluno :

Aluno :

Aluno :

Aluno:


Data : 17/03/2013

Bibliografia: Manual de Medicina Nuclear
Autor:Moraes, Anderson Fernandes
Editora: Atheneu-Centro universitário São Camilo, 2007.
tracking img