Medicina estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão |
Radiofreqüência e infravermelho |
Radiofrequecy and infrared
|
Danielle Shitara do Nascimento, Ane Beatriz Mautari Niwa, Nuno Osório |
Dermatologistas da Clínica de Dermatologia Dr. Nuno Osório - São Paulo, SP. |
Indexado na Lilacs Virtual sob nº LLXP: S0034-72642008000900004 |
|
Unitermos: radiofreqüência, infravermelho, fracionados, skin-tightening, flacidez cutânea.|
Unterms: radiofrequency, infrared, fractional, skin-tightening, sagging skin. |
|
Numeração de páginas na revista impressa: 18 à 20

Com o avanço da tecnologia há demanda cada vez maior por procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento, como a radiofreqüência (RF) e a luz infravermelha (IR), que oferecem uma opção não cirúrgica para o tratamento da flacidez cutânea.

ResumoCom o avanço da tecnologia há demanda cada vez maior por procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento, como a radiofreqüência (RF) e a luz infravermelha (IR), que oferecem uma opção não cirúrgica para o tratamento da flacidez cutânea.

A RF se baseia no aquecimento volumétrico controlado da derme profunda, enquanto a epiderme é preservada através de sistemas de resfriamento,levando a contração imediata do colágeno e neocolagênese tardia.

A luz infravermelha é uma fonte de energia alternativa utilizada para promover a retração da pele. A água atua como cromóforo-alvo, permitindo um aquecimento uniforme da derme.

A seleção adequada do paciente e o manejo cuidadoso da sua expectativa são fundamentais, uma vez que os resultados clínicos obtidos com RF e IR aindaapresentam baixa previsibilidade e reprodutibilidade e não são equivalentes aos de uma cirurgia plástica. Porém, são técnicas não invasivas e podem oferecer alternativas para o tratamento não cirúrgico da flacidez cutânea.

Introdução

Com o avanço da tecnologia há demanda cada vez maior por procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento, como a radiofreqüência (RF) e a luz infravermelha(IR), que oferecem uma opção não cirúrgica para o tratamento da flacidez cutânea.

A RF é uma forma de corrente elétrica alternada cuja freqüência varia de 3 kHz a 300 MHz. O mecanismo de ação da RF se baseia no aquecimento volumétrico controlado da derme profunda, enquanto a epiderme é preservada através de sistemas de resfriamento. A desnaturação imediata das fibras de colágeno induzida pelocalor seria o mecanismo responsável pela retração imediata tecidual enquanto a neocolagênese subseqüente pelo efeito clínico mais tardio(1).

Na RF monopolar a corrente elétrica é emitida através de um eletrodo aplicado à área de tratamento e retorna ao gerador através de um eletrodo de dimensões maiores localizado à distância (geralmente no dorso ou abdome). A energia elétrica se concentrapróxima à ponteira do eletrodo ativo e diminui rapidamente com a distância. A profundidade de ação descrita é de até 6 mm.

A RF bipolar apresenta os eletrodos de saída e retorno da corrente na própria ponteira, gerando dessa forma um circuito elétrico de efeito mais superficial em relação à RF monopolar (até 2 mm de profundidade)(2,3).

A RF é uma modalidade não invasiva indicada para pacientescom flacidez cutânea leve a moderada sem uma ptose estrutural significativa, para melhora do contorno facial e corporal, atenuação de sulcos e rítides, retração moderada da área submentoniana e pescoço, como coadjuvante no tratamento da lipodistrofia ginóide. O uso da RF é contra-indicado em pacientes portadores de marcapasso e desfibriladores. Além disso, deve-se evitar uso sobre qualquer implantemetálico. Pode ser utilizada com segurança em todos os fototipos e em áreas pilosas.

A RF monopolar (ThermaCool TC® Thermage) foi a primeira tecnologia desenvolvida no tratamento da flacidez cutânea. Produz corrente elétrica alternada de 6,78 MHz e apresenta uma membrana capacitora na ponteira que proporciona um aquecimento dérmico volumétrico e uniforme, enquanto o criógeno preserva e...
tracking img