medicina aurveda

1496 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO Com este trabalho pretendo apresentar os fundamentos onde se baseia a medicina mais antiga do mundo – Medicina Ayurvedica. No decorrer deste trabalho irei falar da história, filosofia, pancha mahabutes, dochas, chakras, definição da massagem terapêutica ayurveda, benefícios e contra-indicações e os ponto marma da Ayurveda. É objetivo do trabalho absorver informações referentes a este tipo de medicina. A metodologia utilizada foi pesquisa através da internet e de apontamentos cedidos pela formadora.

A Medicina Ayurvédica é uma doutrina sagrada e milenar oriunda da Índia, Ayur significa vida e veda remete para o conhecimento/ciência, assim, a palavra ayurvédica designa o conhecimento ou a ciência da vida humana.
Esta medicina foi desenvolvida na Índia, a cerca de 6 mil anos, o que faz dela o mais antigo sistema medicinal da humanidade, mas também uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Segundo autores e médicos Vaydias, ela é intemporal não tendo origem (ou inicio do tempo), pois o seu conceito fundamental existe desde que o ser humano tomou a consciência e a necessidade de preservar e curar a sua saúde e estendeu a mão à natureza para o fazer.
As orientações para promoção de saúde envolvem a interatividade entre a nutrição, exercício, rotina diária, descanso, meditação, respiração e utilização de ervas medicinais juntamente com processos de rejuvenescimento do corpo, mente e espírito.
A filosofia Ayurvedica como medicina, desenvolveu-se através dos conhecimentos dos antigos sábios (Rishis) e mais tarde das famosas escrituras Indianas conhecidas como Vedas.
Toda a tradição védica é baseada numa sabedoria espiritual e conhecimento puro revelado, não através de mente humana, mas através da meditação e inspiração divina transmitida aos Rishis, que nas cavernas e montanhas da Índia (Himalaias) entravam em profundos estados

Relacionados