Medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 104 (25862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO T. ENFERMAGEM

MEDICAMENTOS

L. FERNANDES

L.Fernandes

INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem como objetivo facilitar a identificação de fármacos utilizados com mais freqüência no hospital São Vicente de Paulo no município de Rio Pomba MG, facilitando a identificação e indicação do medicamento a ser administrado em clientes deste hospital. A administração de medicamentos é um dos deveres demaior responsabilidade da equipe de enfermagem. Requer conhecimentos de farmacologia e terapêutica médica no que diz respeito a ação, dose, efeitos colaterais, métodos e precauções na administração de drogas.

L.Fernandes

Abordagem teórica Vias de administração de medicamentos 1. Gastrointestinal: Oral ou bucal Sublingual. Gástrica. Retal. Duodenal. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Respiratória.Vaginal. Cutânia. Nasal Ocular. Auricular. Parenteral: - intradérmica (ID). - subcutânea (SC). - Intramuscular (IM). - Endovenosa (EV) ou intravenosa (IV). REGRAS GERAIS Todo medicamento deve ser prescrito pelo médico. A prescrição deve ser escrita e assinada. Somente em caso de emrgência, a enfermagem pode atender prescrição verbal, que deverá ser transcrita pelo médico logo que possível. Nuncaadministrar medicamento sem rótulo. Verificar data de validade do medicamento. Não administrar medicamentos preparados por outras pessoas. Interar-se sobre as diversas drogas, para conhecer cuidados específicos e efeitos colaterais. - melhor horário; - diluição formas, tempo de validade; - ingestão com água, leite, sucos; - antes, durante ou após as refeições ou em jejum; - incompatibilidade ou não demistura de drogas; Tendo dúvida sobre o medicamento, não administra-lo. Manter controle rigoroso sobre medicamentos disponíveis. Alguns medicamentos, como antibióticos, vitaminas e sulfas, precisam ser guardados corretamente, pois se alteram na presença da luz, do ar ou do calor.

1. 2.

3. 4. 5. 6.

7. 8. 9.

L.Fernandes

CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - Ao preparar a bandejade medicamentos, não conversar. - Ter sempre à frente, enquanto prepara o medicamento, o cartão do medicamento ou a prescrição médica. - Ler o rótulo do medicamento três vezes, comparado-o com a prescrição: a) antes de retirar o recipiente do armário; b) antes de colocar o medicamento no recipiente para administrar; c) antes de repor o recipiente no armário.- Colocar o cartão e o recipiente demedicamentos sempre juntos, na bandeja. - Não tocar com a mão em comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas. - Esclarecer dúvidas existentes antes de administrar o medicamento. - Identificar o paciente antes de administrar o medicamento, solicitando nome completo e certificando-se da exatidão do mesmo, pelo cartão de medicamento ou prontuário. - Lembrar a regra dos 5 certos: medicamento certo,paciente certo, dose certa, hora certa, via certa. - Só cancelar a medicação após administrá-la, rubricando ao lado. - Quando o medicamento deixar de ser administrado por estar em falta, por recusado paciente, jejum, esquecimento, ou erro, fazer a anotação no relatório. - Fazer anotações cuidadosas sobre efeitos dos medicamentos ou queixas do paciente. - Para uma medida perfeita, ao despejar omedicamento no copo graduado, levantálo à altura dos olhos. Correspondência: colher de sopa (15ml), colher de sobremesa (10ml), colher de chá (5ml), colher de café (3ml). - Ter sempre o cuidado de limpar com gaze a boca dos vidros de medicamentos, antes de guardá-los. - Ao colocar o medicamento no copo, manter o rótulo do frasco voltado para a mão, a fim de não sujá-lo. - Se faltar medicamentos, tomarprovidências imediatas, seguindo normas e rotinas do serviço. - Certificar-se sobre as ordens de controle hídrico, dietas, jejum, suspensão de medicamentos antes de prepará-los.

L.Fernandes

FÁRMACOS UTILIZADOS NO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO RIO POMBA – MG  Os fármacos contidos neste estudo estão por ordem alfabética para facilitar o uso deste.

Adalat Laboratório Bayer Referência...
tracking img