Medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicamentos. Indicações e cuidados de enfermagem.

Propanolol -> É indicado para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (pode ser usado isoladamente ou em associação com outros agentes anti-hipertensivos, especialmente com um diurético tiazídico), de crônica, estenose subaórtica hipertrófica, profilaxia e tratamento de arritmias cardíacas: arritmias supraventriculares (taquicardiasatriais paroxísticas, taquicardia sinusal persistente, taquicardias e arritmias devidas à tirotoxicose, extras-sístoles atriais persistentes), taquiarritmias ventriculares, extra-sístoles ventriculares, taquiarritmias por intoxicação digitálica, profilaxia de reinfarto de miocárdio, profilaxia de dores de cabeça de origem vascular, tratamento de tremores, tratamento auxiliaremfeocromocitoma.Cuidados de Enfermagem:
•Propranolol deve ser utilizado com cuidado em utentes com diminuição da função dofígado e dos rins;
•Como a maioria dos medicamentos, o cloridrato de propranolol pode ser excretado noleite materno, portanto, deve ser utilizado somente sob orientação médica pormulheres que estejam a amamentar.

Digesan -> PRINCIPAIS: DISTURBIOS DIGESTIVOS PSICOSSOMATICOS DA SENECTUDE E DAESTAFA MENTAL. DISCINESIAS GASTRODUODENAIS E BILIARES. COLOPATIAS ESPASMODICAS. ENXAQUECAS E MAL-ESTAR DE ORIGEM CELIACA. NAUSEAS. VOMITO. ANOREXIA. PARTICULARES: EXAMES RADIOLOGICOS DO TUBO DIGESTIVO. PREPARACAO DE EXPLORACOES ENDOSCOPICAS. VOMITOS ANESTESICOS. SOLUCOS. METEORISMO ABDOMINAL POS-OPERATORIO. MANIFESTACOES DIGESTIVAS APOS APLICACAO DE RADIOTERAPIA.
Cuidados de Enfermagem: ABROMOPRIDA E NORMALMENTE BEM TOLERADA, O QUE POSSIBILITA O SEU USO NA MULHER GRAVIDA, NO ANCIAO E NOS GLAUCOMATOSOS E DIABETICOS. CONTUDO, COMO OCORRE COM QUALQUER MEDICAMENTO, O EMPREGO DA BROMOPRIDA DEVE SER CAUTELOSO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ. PACIENTES SUBMETIDOS ANTERIORMENTE A NEUROLEPTICOS PODEM APRESENTAR UMA SENSIBILIDADE ESPECIAL A ESTE TIPO DE PRODUTO. NO ESTAGIO ATUAL DECONHECIMENTO, E PRUDENTE NAO PRESCREVER A BROMOPRIDA EM PACIENTES COM SUSPEITA DE FEOCROMOCITOMA SEM CONTROLE MEDICO RIGOROSO. INTERACOES MEDICAMENTOSAS: DROGAS ATROPINICAS PODEM ANULAR O EFEITO DA BROMOPRIDA SOBRE A MOTRICIDADE GASTROENTERICA. EM PACIENTES SOB TRATAMENTO CRONICO COM DIGOXINA, O USO DE FARMACOS INCREMENTADORES DA MOTILIDADE GASTRINTESTINAL PODE ORIGINAR UMA DIMINUICAO NOS NIVEIS SERICOSDA DIGOXINA, PRINCIPALMENTE SE ESTA FOR ADMINISTRADA EM FORMA DE LIBERACAO LENTA.

Guanetidina -> É um anti-hipertensivo que atua inibindo seletivamente a neurotransmissão adrenérgica nos nervos pós-ganglionares. Acredita-se que atua principalmente prevenindo a liberação de norepinefrina das terminações nervosas, além de causar depleção periférica da norepinefrina nas terminações nervosassimpáticas, bem como em tecidos.
Cuidados de Enfermagem:
Controle frequente da pressao arterial, com o paciente na posicao sentada e deitado, pois a maioria das drogas anti-hipertensivas, provocam hipotensao postural;
Orientar o paciente para sentar-se antes de levantar-se da cama, para evitar hipotensao brusca e lipotimia;
Verificar se os sintomas que indiquem manifestacao de efeitoscolaterais. Comunicar o enfermeiro ou o medico, registrando asa anormalias na papeleta;
Controlar diurese em pacientes que fazem uso de diureticos associados a anti-hipertensivos;
Pacientes que receberam diazoxido devem permanecer em repouso no leito, devido a hipotensao postural.

Dipirona -> Indicado como analgésico e antipirético.
Cuidados de Enfermagem:
A medicacao para dor ou hipertermiadeve seguir a prescricao do dia ou do momento.
Observar se o efeito do medicamento foi satisfatorio.
Observar reacoes colaterais da droga. Comunicar o enfermeiro ou o medico se houver qualquer anormalidade.
Os entorpecentes como Dolatina, Demerol, Morfina sao controlados, guardados em armario ou gaveta trancados a chave.
Lasix -> Indicado para Hipertensão arterial leve a moderada;...
tracking img