Medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM















SEMINÁRIO IV






















CURITIBA
2011
JULIA CRISTINA SCHONARTH











SEMINÁRIO IV













Trabalho de graduação apresentado à disciplina Fundamentos para o Cuidar emEnfermagem do curso de Enfermagem do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

Orientadora: Profª Drª Mitzi Tannia R. Danski

















CURITIBA
2011
1. INTRODUÇÃO

Falhas no processo de preparação e administração de medicamentos são frequentes no ambiente hospitalar, mas identificar com precisão a percentagem detais falhas é uma dificuldade constante, pois erros considerados banais como aumentar ou diminuir a dose do medicamento, não registrar, deixar de administrar ou até mesmo administrar no paciente errado não são registrados. Infelizmente somente os casos que são causas de processos judiciais e que, na maioria das vezes, levaram à morte do paciente ou deixaram alguma seqüela, são registrados pelohospital.


De acordo com Santos et al (2007) a equipe de enfermagem é a maior responsável por falhas no processo de medicação, pois é quem realiza a última etapa, a administração do medicamento. Segundo Pelliciotti e Kimura (2010), a ocorrência dos erros de medicação varia de acordo com o setor hospitalar. Na maioria das vezes, áreas que recebem maior demanda de pacientes estão mais sujeitas aesses eventos adversos. Outro fator de grande influencia é a gravidade do paciente, por isso, unidades de emergência e de cuidados intensivos estão continuamente incluídas nesse quadro.


Muitas pesquisas são realizadas em busca de respostas para identificar a causa de tantos erros no processo de medicação. Segundo Telles et al (2004), a necessidade de capacitação profissional é um fatordecisivo para amenizar a situação atual. Neste contexto, medidas como educação continuada com a equipe de enfermagem devem ser levadas em consideração como formas viáveis e funcionais de uma mudança de postura e consequente mudança positiva em inúmeros processos de enfermagem que hoje são deficientes, inclusive no processo de administração de medicamentos.


Apesar das pesquisas realizadas,percebemos que a mudança ainda não ocorreu. A equipe de enfermagem, responsável por grande parte desse processo, não se conscientizou da responsabilidade que tem em suas mãos, por isso sentimos o dever, como estudantes, de apontar formas e princípios, como o dos “Seis Certos da Medicação”, que devem ser seguidos para que os erros sejam evitados, através da prevenção, e o tratamento dos pacientes sejarealizado com qualidade.


2. OBJETIVO


Proporcionar à equipe de enfermagem subsídios para uma diluição e administração correta de medicamentos, através da elaboração de um folder e banner explicativos.


3. MATERIAL E MÉTODO


Esta pesquisa busca analisar como ocorre a preparação e administração de medicamentos dentro de uma unidade de internação, caracterizar qual é o papelda enfermagem durante este processo e ainda proporcionar melhorias a realização do procedimento.


Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a busca de artigos a cerca da temática erros de medicação. A seleção dos artigos se deu através dos seguintes descritores: erros de medicação e enfermagem. Sendo que sua busca ocorreu nas bases de dados LILACS e BIREME, ocorrendo entre o períodode 01 de novembro a 10 de dezembro de 2011. Ao total foram encontrados de 17 artigos e a seleção se deu através da leitura de seus resumos e escolha aos quais mais se adequavam ao tema proposto.


Após a primeira etapa de desenvolvimento do trabalho serão desenvolvidos concomitantemente e levando em consideração os “Seis Certos da Medicação” uma cartilha que deverá ser encaminhada a uma...
tracking img