Medicamentos anti-ulcerosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTI-ULCEROSOS

Os medicamentos anti-ulcerosos são usados para curar ou facilitar a cicatrização de uma úlcera, além de prevenir ou tratar qualquer inflamação ou ferida na mucosa do trato gastrointestinal.

Os Inibidores da bomba de prótons (IBP) são um grupo de fármacos, usados no tratamento dos distúrbios no trato gastrointestinal devidos à acidez do suco gástrico.
Os Inibidores da bombade prótons inibem irreversivelmente a bomba (canal) de prótons, ou H+/K+ ATPase, na membrana das células parietais gástricas. A diminuição da atividade dessa proteína diminui a concentração de íon hidrogênio H+ ou próton no lúmen gástrico e, portanto, aumenta o pH, tornando-o menos ácido. A acidez gástrica é altamente agressiva, e uma vez formada uma úlcera ela só é curável se for diminuída asecreção ácida.
Todos os fármacos deste grupo são bastante similares e têm eficácia definida no tratamento de manifestações e complicações de doenças gastrointestinais.

Fármacos do Grupo:
Esomeprazol é um princípio ativo que age no estômago como um inibidor da bomba de prótons, resultando na redução da secreção de ácido clorídrico.
Lansoprazol pertence a uma classe de compostos anti-secretores,os benzimidazóis substituídos, foi caracterizado como um inibidor da bomba ácida gástrica, bloqueando o passo final da produção de ácido gástrico.
Omeprazol é um Inibidor altamente eficiente da secreção gástrica de ácido, de maneira dependente de pH.
Pantoprazol é um fármaco indicado para reduzir a acidez estomacal, inibindo a bomba secretora de acido.
Rabeprazol Inibidor da bomba de prótons(IBP) similar aos seus predecessores (esomeprazol, omeprazol, lasoprazol, pantoprazol) que, como os demais, bloqueia a secreção de ácido gástrico.

Os Anti-histamínicos H2 ou Antagonistas do receptor H2 são um grupo de fármacos, que são usados no tratamento de úlceras gastrointestinais. Foram substituídos largamente na última década pelos inibidores da bomba de prótons (IBP), com menos efeitossecundários, nessa função. Diminuem a secreção de ácido entre as refeições mais do que imediatamente após ingestão de comida.
São antagonistas competitivos (bloqueadores) do receptor da histamina das células parietais e nos mastócitos do estômago. Aparentemente a gastrina, hormônio que regula a secreção ácida gástrica, ativa a libertação de histamina pelos mastócitos da submucosa e é ela que vai teros efeitos estimuladores da secreção de ácido a nível local, e não a gastrina diretamente.
Não afetam muito os receptores H1 e H3 nos outros órgãos.

Fármacos do Grupo:
Cimetidina é um fármaco antagonista do receptor H2, utilizada no tratamento de distúrbios gástricos, devido às atividades de antiácido gástrico, inibe seletivamente a secreção ácida estomacal e redutor da produção de pepsina(enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago, sendo secretada pelo suco gástrico).
Ranitidina, na forma de cloridrato é um antagonista do receptor H2, age antagonizando a ação da histamina. Este fármaco inibe a secreção basal de ácido gástrico, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e de pepsina da secreção. Tem ação bactericida contra o Helicobacter pylori in vitro epossui ações protetoras da mucosa.
Famotidina é um fármaco, anti-ulceroso, inibidor de receptores de histamina do tipo H2, reduz o conteúdo de ácido e pepsina, assim como o volume de secreção gástrica.
Nizatidina é um inibidor reversível, competindo com a histamina em nível dos receptores H2, inibe a secreção gástrica noturna de ácido, assim como aquelas induzidas pela cafeína, por alimentos, pelobetazol e pela pentagastrina. Não afeta a secreção da pepsina, aumentando ainda a secreção do fator intrínseco (O fator intrínseco é uma glicoproteína produzida pelas células parietais do estômago. É necessário para a absorção de Vitamina B12 no íleo terminal).

ÚLCERA PÉPTICA
A úlcera é uma lesão do revestimento (mucosa) do esôfago, estômago ou duodeno, causado pelos ácidos gástricos ou...
tracking img