Mediacao de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mediação - o papel e as características do mediador

Marília Serrão, 17 de fevereiro de 201
MEDIAÇÃO – O PAPEL E AS CARACTERÍSTICAS DO MEDIADOR
Adm. Marília Gonçalves Martins Serrão.
Doutoranda em Administração na área de DO - Desenvolvimento Organizacional, Professora nas áreas de Administração e Segurança Pública – Multiplicadora em Mediação e Arbitragem pelo Sistema CFA – CRA`s emparceria CACB, CBMAE,SEBRAE.

A Mediação é uma alternativa para solucionar conflitos, onde os interessados solicitam e aceitam a intervenção de uma terceira pessoa, vista como uma forma mais ágil e eficaz, tendo característica de propiciar a tomada de decisão pelas partes em conflito, devendo ser conduzida de forma confidencial e voluntária, onde cabe as partes encontrar a solução para suadivergências.
Segundo Ribeiro(2005), por ser a Mediação um instituto democrático, voluntário e pacificador, os resultados são de muita eficácia, pois se baseia no relacionamento entre as pessoas físicas ou jurídicas, com base no entendimento comum, na busca das melhores soluções para as partes.
Holanda (2005) cita que a Mediação, como método autocompositivo de resolução de conflitos, é largamente utilizadaem muitos países, e, que em alguns é ensinado como método de desenvolvimento em convívio social desde o primeiro contato da criança com a escola.A Mediação contrapõe-se a cultura adversarial, vendo o conflito como positivo, que sendo inerente aos seres humanos, é decorrente de suas insatisfações de necessidades e relacionamentos.
No Brasil a lei que regulamenta o uso de alternativa de resoluçãode conflitos é a de número 9.307/96, também conhecida como Lei Marco Maciel, onde prevê, entre outras, a atuação de uma terceira pessoa como Mediador, que tem o papel de estabelecer um clima favorável devendo agir de maneira imparcial e, acima de tudo, ser qualificado para conduzir o processo de forma sigilosa, permitindo aos conflitantes tomar decisões por si mesmos para que encontrem uma soluçãoduradoura e mutuamente aceitável. Para atuar como mediador, faz-se necessário desenvolver habilidades que o capacitem a conduzir os processos que resultem no estabelecimento do consenso entre as partes envolvidas.
Cabe ao mediador, estabelecer uma comunicação direta entre os envolvidos, que reflitam atitudes de cooperação evitando a competição, deve explicar claramente os procedimentos damediação e seu papel de facilitador para não ser confundido com um conselheiro, estabelecendo credibilidade e propiciando ambiente favorável que transmita confiança na busca de um entendimento satisfatório aos que buscam resolver seus problemas através deste meio.
Moore, citado por Waldo(2004,pág. 58) relata que o mediador, além de conhecer a técnica do processo de mediação, precisa ter capacidade paraentender a complexidade do conflito, ter boa comunicação, habilidade em escutar e entender critérios e juízos de valor de outras pessoas, além de incorporar o real interesse no bem estar delas.
Waldo (2004), ainda na mesma, obra cita que identificar os verdadeiros interesses das partes é a tarefa mais difícil da mediação, tendo em vista que pode ocorrer das partes não identificarem claramente seusinteresses e nem como superá-los, sem contar que podem tentar ocultá-los por considerarem mais proveitoso que o oponente não tome conhecimento de algumas particularidades.
Após o estabelecimento de um ambiente propício, cabe ao mediador ouvir atentamente o relato das partes, e, mesmo que forme sua própria opinião, deve manter-se neutro na questão, encontrando estratégias de comunicação queconduzam as partes a encontrarem a melhor forma de resolver o conflito.
Seu papel, de mediador, muitas vezes, exige que seja utilizado o caucus, ou seja, uma conversa em separado com as partes. Para isto o mediador deve estar muito mais consciente de seu papel como facilitador do processo, não se permitindo ser tendencioso com alguma das partes.
O mediador também está submetido a padrões éticos,...
tracking img