Mediação de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO DE VISITA TÉCNICA: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS















Novembro
2012
CENTRO UNIVERSITARIO UNA
Instituto de Ciências Biológicas e Saúde
Curso Psicologia
Rua Guajajaras, 175. Centro – Belo Horizonte










RELATORIO DE VISITA TÉCNICA: PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL





Elizangela Gurgel
Aluna do 3º período do curso de Psicologia, Instituto deCiências Biológicas e da Saúde/UNA


Noelle Noronha
Aluna do 3º período do curso de Psicologia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde/UNA


Priscila Lima
Aluna do 3º período do curso de Psicologia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde/UNA


Valquíria de Oliveira Paiva
Aluna do 3º período do curso de Psicologia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde/UNA


TerezaCristina Peixoto
Professora de Estágio Básico – Psicologia e Políticas Públicas, Curso Psicologia do Instituto Ciências Biológicas e Saúde/UNA.




Belo Horizonte
2012
RESUMO


Este trabalho tem por finalidade apresentar o resultado de uma visita técnica no Núcleo de Resolução Pacifica de conflitos (Programa de Mediação de Conflitos), por estagiários do 3º período do curso de psicologia doCentro Universitário UNA, seguindo a proposta do estágio, orientado pela Professora Teresa Cristina Peixoto. Para isso, visitamos o Núcleo de Mediação de conflitos que fica localizado no bairro de periferia em Belo Horizonte, Ribeiro de Abreu.
Foi realizada uma entrevista semi estruturada com a psicóloga que trabalha na mediação com o objetivo de conhecer e identificar o trabalho do psicólogo naspolíticas públicas desta instituição e o trabalho da instituição junto à sociedade. A visita possibilitou aos estagiários compreender e analisar as práticas de trabalho do psicólogo no campo das políticas públicas. Os integrantes puderam pensar sobre “a mediação de conflitos e políticas públicas” assunto que muita das vezes não é muito discutida em nossa sociedade, mas necessário e importante, ondeos problemas dentro das sociedades vem crescendo cada dia mais. Sendo esta sociedade sem conhecimentos dos seus direitos e deveres.

Palavra Chave: Políticas Públicas, Mediação de Conflitos, Psicólogo.














SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................... 05
MEDIAÇÃO DECONFLITOS.......................................................... 06
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... 08
REFERÊNCIAS................................................................................... 12




























INTRODUÇÃO


Ao falar sobre políticas públicas, não podemos deixar de citar o CREPOP, que atua na relação do psicólogo com aárea das políticas públicas, com o objetivo de ser um centro de elaboração de referências técnicas em Psicologia e Políticas Públicas, ampliar a atuação qualificada dos psicólogos na esfera pública e promover uma interlocução da Psicologia com os espaços desde a formulação até a avaliação das políticas públicas, mas tendo como base a humanização dessas políticas.
“A relação da psicologia com aspolítica públicas é cumprir tarefa de humanizá-las, ou seja, contribuir para que ,ao se construir política publica,faça-se de modo a considerar a dimensão subjetiva que está presente nessas situações.” (BOCK, Ana. 2005)

Nossa visita aconteceu no Núcleo de Mediação de conflitos no bairro Ribeiro de Abreu. O Programa Mediação de Conflitos, realizado pelo governo de Minas, existe para buscar soluçõespara os conflitos e estabelecer nas comunidades relações de convivência baseadas no diálogo, promover uma resolução extrajudicial de conflitos e o acesso à justiça, por meio de mediações interpessoais e coletivas, orientação sociojurídica, articulação e fomento à organização comunitária e institucional. Atua em comunidades com alto índice de criminalidade, vulnerabilidade social e exclusão...
tracking img