Mediação de conflitos internacionai

Páginas: 31 (7594 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
Mediação de Conflitos Internacionais |
Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos |
|
|
|
Pedro Batista 20085517 |
Janeiro de 2010 |
|

Resolver conflitos, conciliar, facilitar ou, simplesmente, ajudar a que estes possam ser resolvidospelas partes implicadas, é uma das actividades humanas que está implícita em todas as formas sociais de relacionamento.
(VINYAMATA, 2001, pág.11)

Índice
Introdução 4
I - Noção de Conflito 5
1.2 - Estágios da evolução de um conflito 6
II - As Raízes do Conflito Internacional 8
2.1 - O Poder 8
III -Intervenção de Terceiras Partes 10
IV - A Mediação 11
4.1 - O Modelo de Escolhas Estratégicas dos Mediadores 13
4. - O Papel do Mediador 15
4. - Johan Galtung o Professor da Paz 17
4. - Mediador para a Paz 17
4. - A Sua Carreira 18
V - O Conflito Israelopalestiniano - 2000 anos de Intolerância 20
5.1 - Breve Apontamento Histórico 20
5.2 - De Oslo a Camp David 21
VI - O ConflitoMoçambicano – um caso de sucesso 22
A Mediação 23
Conclusões 25
Bibliografia 26
Webgrafia: 26
ANEXOS 27
ANEXO I – Código de Ética 28

Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos do Curso de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Lusófona do Porto. Tem como objectivo, numa primeira fase, definir conflito e as suasetapas de evolução, reconhecer alguns dos motivos que estão na base dos conflitos internacionais.
Numa segunda fase iremos analisar a importância das terceiras partes, nomeadamente do mediador, na função de resolução dos conflitos. Verificando as características que lhe estão associadas e de que forma estas contribuem para alcançar uma solução que satisfaça ambas as partes em conflito.Pretendemos com este trabalho dar uma face mais humana ao papel do negociador, introduzindo para isso a figura incontornavelmente de Johan Galtung, um dos mais reconhecidos e aclamados mediadores, fundador da TRANSCEND, e do conceito de transformação dos conflitos pela via da paz.
Finalmente procederemos à apresentação de dois casos antagónicos, que envolveram a mediação internacional, nos quais poderemosverificar a importância da escolha do mediador com vista a alcançar os objectivos pretendidos.

I - Noção de Conflito

Desde os primórdios do tempo, que parte da humanidade se dedicava à criação de bens para viver enquanto os restantes se dedicavam à solução de conflitos. Actualmente, e fruto da sociedade onde vivemos, grande parte dos esforços humanos estão dedicados ao cultivo de terras,à produção e transporte de alimentos, de vestuário, à construção de edifícios de habitação, sistemas de comunicação e transporte, bem como à construção de uma infinidade de substâncias e objectos que nos permitem viver de forma digna e em relativo conforto. Por outro lado, temos todos aqueles que se dedicam à prestação de serviços, e que possibilitam a resolução dos conflitos que a própriasociedade vai gerando. Podemos englobar dentro deste vastíssimo grupo, as forças de segurança (militares e policiais), os serviços de saúde e de protecção civil, os organismos judiciais do Estado e o próprio Estado na figura dos seus governantes e políticos, ou ainda alguns dos ditos profissionais liberais, nomeadamente, os advogados e psicólogos e outros. Todos eles com um papel importante noevitamento, na harmonização e resolução de conflitos, garantindo-nos assim uma clara sensação de estabilidade e segurança, fundamental para a evolução da sociedade.
Podemos verificar então que desde sempre o ser humano deu grande importância à resolução de conflitos da mesma forma como continuamente os tem vindo a gerar.

Cabe-nos então procurar definir o que é um conflito. A definição de conflito é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação de conflitos
  • Mediação de Conflitos
  • Mediação de conflitos
  • Mediação de Conflitos
  • mediação de conflito
  • mediação de conflito
  • mediação de conflitos
  • Mediação de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!