MEDI O EM CORRENTE ALTERNADA

2201 palavras 9 páginas
MEDIÇÃO EM CORRENTE ALTERNADA
Características Gerais da Medição em C.A.
Conforme foi definido no início do curso, sinais de corrente alternada são aqueles em que há alternância no sentido da corrente no tempo.
A medição de grandezas em corrente alternada pode diferir sensivelmente da medição em corrente contínua, vista no capítulo anterior por duas razões principais:
- 1o Um sinal constituído puramente* de correntes alternadas possui valor médio nulo, não podendo ser medido pelos mesmos instrumentos e métodos vistos;
- 2o Em corrente alternada algumas características dos materiais e medidores ausentes nos sinais de corrente contínua, passam a se manifestar.
* Um sinal pode ser constituído de componentes de corrente contínua e corrente alternada. A resultante é um sinal com características alternadas, i.e., amplitude variável no tempo, mas com valor médio não nulo. O valor médio neste caso é a própria componente contínua.
Os sinais alternados são constituídos através de alguns tipos fundamentais, de extrema importância em engenharia:
Triangular: é um sinal onde a amplitude aumenta linearmente do valor mínimo (amplitude máxima negativa) até o máximo. Além da amplitude e período, a onda triangular pode ser caracterizada pelos tempos de subida e descida.
Quando a onda é simétrica, estes dois valores são iguais (Td = Ts = T/2). Quando os tempos são diferentes, a onda triangular recebe o nome de dente de serra e T = Ts + Td.

Retangular: São sinais onde a amplitude do sinal permanece parte do período em amplitude máxima positiva e a outra parte em amplitude máxima negativa, ou parte do tempo com amplitude zero e outra parte com uma amplitude finita, positiva ou negativa.
Idealmente, o tempo de transição entre os dois estados é nulo, mas na prática, esta característica não pode ser obtida e os tempos de subida e descida são representados por ts e td. Outra característica conhecida como taxa de trabalho (duty cicle) representa a relação entre a duração do

Relacionados

  • Sebenta de fisica experimental ii
    16697 palavras | 67 páginas
  • NBR 05456 1987 Eletricidade geral
    39404 palavras | 158 páginas
  • Apostila FBTS
    136417 palavras | 546 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas